x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 6

acessos 203

EMITIR NF-E para MEI Com CNAES de Comercio?

R. M.

R. M.

Iniciante DIVISÃO 3, Micro-Empresário
há 1 ano Segunda-Feira | 26 junho 2023 | 16:26

Olá. Acabei de abrir meu MEI, porém lá no portal do empreendedor não gerou uma IE (é Estado de São Paulo). O ramo será de vendas online (e-commerce e marketplaces) portanto serei obrigado à emitir NF-e (principalmente nos MarketPlaces). A pergunta é: Como faço para cadastrar minha I.E. e credenciar a NF-e? Alguém sabe o primeiro passo que devo dar (e também os seguintes, rs...)?

R. M.

R. M.

Iniciante DIVISÃO 3, Micro-Empresário
há 1 ano Sexta-Feira | 30 junho 2023 | 11:07

Olá Caros colegas.

Agradeço muito, já consegui a I.E...

Achei um pouco difícil achar o caminho, pois são vários caminhos (e também duvidas, porque a linguagem que os portais utilizam não são muito didáticas e as informações são bem desencontradas, pois são vários portais e você fica saindo de lá pra cá entre um portal e outro e se perde) para chegar finalmente no formulário de solicitação de I.E., mas "descobri" o caminho.

Fiz através do REDESIM, mas acho que eles poderiam deixar mais explícito como que faz o pedido da IE ou concentrar TUDO em um portal só... cada coisa é num lugar. Tem os orgaos municipais, federais, estaduais, jucesp, fazenda do estado...etc...cada coisa num lugar. Seria interessante se tudo fosse um portal só né? Mas enfim...

Consegui emitir minha I.E., aproveitei e já solicitei também a Incrição Municipal pelo REDESIM. Agora estou aguardando a prefeitura autorizar.
OBS: Não sei se, para Ribeirão Preto/SP eles acatam o pedido via REDESIM. Também nem sei se é NECESSÁRIA a I.M. para MEI com CNAES de comércio sem estabelecimento fixo (somente e-commerce), uma vez que o endereço de cadastro é o meu endereço residencial... 

Quanto ao BLING e Tiny, sim, eu já conheço. Estou utilizando. Mas Muito obrigado pelas dicas. Acho que servirá para muita gente que possa vir neste post e que têm as mesmas dúvidas! 

Um abraço

R. M.

R. M.

Iniciante DIVISÃO 3, Micro-Empresário
há 1 ano Sexta-Feira | 30 junho 2023 | 12:07

Sim João, tenho certeza e não gerou a IE. a não ser que tenha um prazo maior (demore pra processar) e eu gerei primeiro que o sistema kkkk... os CNAES que eu coloquei foram 16:

CNAE Principal: 47.59-8/99 - Comércio varejista de outros artigos de uso doméstico não especificados anteriormente
CNAE Secundários:
47.42-3/00 - Comércio varejista de material elétrico
47.44-0/01 - Comércio varejista de ferragens e ferramentas
47.44-0/03 - Comércio varejista de materiais hidráulicos
47.44-0/99 - Comércio varejista de materiais de construção em geral
47.51-2/01 - Comércio varejista especializado de equipamentos esuprimentos de informática
47.52-1/00 - Comércio varejista especializado de equipamentos de telefoniae comunicação
47.53-9/00 - Comércio varejista especializado de eletrodomésticos eequipamentos de áudio e vídeo
47.54-7/03 - Comércio varejista de artigos de iluminação
47.55-5/03 - Comercio varejista de artigos de cama, mesa e banho
47.56-3/00 - Comércio varejista especializado de instrumentos musicais eacessórios
47.63-6/01 - Comércio varejista de brinquedos e artigos recreativos
47.72-5/00 - Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e dehigiene pessoal
47.81-4/00 - Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
47.89-0/07 - Comércio varejista de equipamentos para escritório
47.89-0/08 - Comércio varejista de artigos fotográficos e para filmagem

OBS: Tem como falar em privado? Assim posso passar meu CNPJ, não sei se convém passar aqui publicamente

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.