x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 760

DOAÇÃO DE QUOTAS NO DBE

Andressa

Andressa

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 51 semanas Sexta-Feira | 21 julho 2023 | 10:35

Bom dia.
Estou fazendo uma alteração de uma empresa que está doando ás cotas para os filhos. 
Estou com dúvida de como eu faço essa alteração no DBE (Doação de quotas). 

Eric Medeiros

Eric Medeiros

Prata DIVISÃO 5, Gerente Operacional
há 51 semanas Segunda-Feira | 24 julho 2023 | 10:16

Andressa

A entrada dos sócios será da mesma forma "Cedendo e transferindo" partes das quotas, só atenção com relação ao valor, visto que o recebimento dessa doação, deverá ser informada no IRPF no próximo ano.

Ideal é realizar além da alteração, o ITCMD inter vivos como doação extrajudicial, para documentar que a operação não teve impostos relacionados ao recebimento da doação.

Eric Medeiros
Assessoria Empresarial em Geral
Meus links
https://linktr.ee/ericpdemedeiros
Andressa

Andressa

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 51 semanas Terça-Feira | 25 julho 2023 | 09:48

Eric, bom dia.
No VRE1 quais os eventos que eu posso colocar? 
Coloquei alteração e inclusão de integrantes e na parte do preenchimento dos sócios coloquei usufruto mas não gravou. 

Eric Medeiros

Eric Medeiros

Prata DIVISÃO 5, Gerente Operacional
há 51 semanas Terça-Feira | 25 julho 2023 | 09:58

Bom dia Andressa, 

Esse tipo de alteração é possível realizar via VREDIGITAL, que facilita o processo de protocolo (digital, assinando com certificado digital do contador) no caso, você vai colocar como transferência de quotas, por meio de cessão, que é como qualquer outra alteração de QSA.

No caso os filhos não estão fazendo usufruto das quotas e sim, recebendo por meio de cessão de direitos.

Eric Medeiros
Assessoria Empresarial em Geral
Meus links
https://linktr.ee/ericpdemedeiros

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.