x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 1.750

Qual a CNAE correta para assistente virtual?

victor131

Victor131

Iniciante DIVISÃO 5, Representante Comercial
há 51 semanas Sábado | 29 julho 2023 | 15:29

Trabalho de modo autônomo prestando assistência virtual para fora do Brasil, e pretendo abrir um MEI. Mas não sei qual a CNAE correta: 60% das atividades que faço são entrada de dados, como digitação. 20% são ligações internacionais e marcar compromissos. 10% são gerenciamento de redes sociais, 5% redator e 5% programador. Sendo que todas essas tarefas estão incluídas dentro do pacote de assistente virtual. Não ofereço nenhum desses serviços individualmente.
Nesse caso, qual ou quais CNAE eu deveria utilizar para não ter problemas no futuro?

SIlvia Odelita

Silvia Odelita

Iniciante DIVISÃO 1
há 44 semanas Segunda-Feira | 18 setembro 2023 | 14:11

Considerando que sua atividade se resume em serviços de assistência e secretariado, acredito que o CNAE 8211-3/00 seja o mais abrangente, no entanto, esse cnae não pode ser MEI, precisaria abrir uma ME.

As atividades que podem ser exercidas dentro desse cnae são várias e abrange, praticamente todas as que você mencionou.

Porém, no seu caso, seria interessante adicionar a atividade de redator e programador como atividade secundária, caso, em algum momento, seja necessário oferecer apenas esse serviço ou, por exemplo, emitir uma NF somente desse serviço. 

Leandro Henrique Lima de Araujo

Leandro Henrique Lima de Araujo

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 44 semanas Segunda-Feira | 18 setembro 2023 | 16:36

Boa tarde, tem essas atividades que podem se enquadrar nos serviços que você descreu, lembrando que você pode incluir mais de uma atividade no MEI:
→ CNAE 8219999 Digitador(a) independente: Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente;
→ CNAE 8230001Promotor(a) de eventos independente: Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.