x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 0

acessos 50

Dúvidas para ciração de empresa digital - Portal de intermediação de serviços

Luciano Santos Morato

Luciano Santos Morato

Prata DIVISÃO 2, Gerente
há 43 semanas Sexta-Feira | 8 setembro 2023 | 13:57

Prezados,Recebi uma equipe de garotos tecnológicos que desenvolveram um site de intermediação de serviços. Basicamente, o site funciona assim: eles captam serviços de pessoas físicas e cobram uma comissão pela intermediação do serviço. Fiquei bem confuso com esse tipo de negócio, pois diferentemente da grande maioria de empresas de Marketplace, não envolve mercadorias físicas e sim serviços.Alguns detalhes:1. A empresa deles irá receber todo o dinheiro e somente irá liberar o pagamento depois que o cliente der o ok que o serviço foi concluído.2. Será uma negociação entre pessoas físicas. A plataforma deles entra para validar a negociação dessas PF's para que o serviço seja concluído dentro dos critérios combinados. Depois de recebido o dinheiro, será dado o ok para o início do trabalho. Depois do trabalho concluído, eles liberam o dinheiro e ficam com a comissão.3. Enfim, estudei bastante sobre o tema e continuo com muitas dúvidas, principalmente porque irão receber com cartão de crédito e o cruzamento será líquido e certo.4. Meu maior medo é a fiscalização ver o montante que irá ficar transitando na conta corrente deles e eu ter que recolher o ISS somente na comissão.5. No meu entendimento, o fisco irá entender que eles estão fazendo uma operação ilegal, pois irão cobrar o ISS sobre o processo.Alguém pode me ajudar com dicas, legislação ou um passo a passo? A empresa terá sede em BH.Att,Luciano

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.