Olá Tifany Sampaio.
Seria alteração de ME para EPP né isso? Não um desequadramento de MEI, que tambem é uma forma de alterar de ME para EPP.
Então com base nisso segue alguns passos que podem ajudar:
1. Verifique os Requisitos: Antes de iniciar o processo de alteração, certifique-se de que sua empresa atende aos requisitos necessários para ser considerada uma EPP. Geralmente, as EPPs têm um faturamento anual entre R$ 360.000,00 e R$ 4.800.000,00, mas esses valores podem variar ao longo do tempo e de acordo com a legislação vigente.
2. Regularize sua Situação Fiscal: Certifique-se de que sua empresa esteja com todas as obrigações fiscais e tributárias em dia. Qualquer pendência ou dívida com órgãos fiscais deve ser regularizada.
3. Solicite a Alteração no CNPJ: A alteração do enquadramento de ME para EPP é feita por meio de um pedido de alteração no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) . Você pode solicitar essa alteração por meio do sistema de Registro e Legalização de Empresas (REDESIM), que é um sistema integrado de registro e legalização de empresas. Você precisará acessar o sistema e seguir as etapas específicas para a alteração do enquadramento.
4. Aguarde a Aprovação: Após enviar a solicitação, você precisará aguardar a aprovação dos órgãos competentes, como a Receita Federal e a Junta Comercial. Esse processo pode levar algum tempo, então esteja preparado para aguardar.
5. Atualize suas Obrigações Acessórias: Com a aprovação da alteração, você deve atualizar todas as obrigações acessórias relacionadas ao novo enquadramento, como as declarações de impostos.