x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 6

acessos 4.400

ALTERAÇÃO DE PORTE - ME PARA EPP

Tifany Sampaio

Tifany Sampaio

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 42 semanas Sexta-Feira | 22 setembro 2023 | 11:37

Colegas, boa tarde!

Sou nova no mercado, estou com um cliente ultrapassou o limite de ME e preciso altera-lo para EPP, mas não sei como proceder, como solicito essa alteração de microempresa para empresa de pequeno porte?

Jose Carlos de Barros

Jose Carlos de Barros

Prata DIVISÃO 1, Coordenador(a) Fiscal
há 42 semanas Sexta-Feira | 22 setembro 2023 | 14:44

Tifany Sampaio, boa tarde

Você deve fazer o desenquadramento no portal no microempreendedor.
Deve ficar atenta em observador qual foi o percentual que ultrapassou o limite.
Se foi acima de 20% do limite, terá que retroagir em 01/2023 e refazer os cálculos somo simples Nacional.
Se foi ate o limite de 20%, o efeito da exclusão será em 01/01/2024, ou fazer a exclusão com algum ato em que o efeito seja de imediato. EX: Atividade vedada, entrada de algum sócia etc.

Kenny Guiráo

Kenny Guiráo

Bronze DIVISÃO 5, Analista
há 42 semanas Terça-Feira | 26 setembro 2023 | 11:49

Tifane, se você tiver o certificado da empresa você solicita pelo coleta web mudando de ME para EPP, provavelmente ele seja deferido sem enviar documento.

Alves

Alves

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 42 semanas Terça-Feira | 26 setembro 2023 | 12:00

Olá Tifany Sampaio.

Seria alteração de ME para EPP né isso? Não um desequadramento de MEI, que tambem é uma forma de alterar de ME para EPP.

Então com base nisso segue alguns passos que podem ajudar:

1. Verifique os Requisitos: Antes de iniciar o processo de alteração, certifique-se de que sua empresa atende aos requisitos necessários para ser considerada uma EPP. Geralmente, as EPPs têm um faturamento anual entre R$ 360.000,00 e R$ 4.800.000,00, mas esses valores podem variar ao longo do tempo e de acordo com a legislação vigente.