x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 6

acessos 4.400

ALTERAÇÃO DE PORTE - ME PARA EPP

Tifany Sampaio

Tifany Sampaio

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 42 semanas Sexta-Feira | 22 setembro 2023 | 11:37

Colegas, boa tarde!

Sou nova no mercado, estou com um cliente ultrapassou o limite de ME e preciso altera-lo para EPP, mas não sei como proceder, como solicito essa alteração de microempresa para empresa de pequeno porte?

Jose Carlos de Barros

Jose Carlos de Barros

Prata DIVISÃO 1, Coordenador(a) Fiscal
há 42 semanas Sexta-Feira | 22 setembro 2023 | 14:44

Tifany Sampaio, boa tarde

Você deve fazer o desenquadramento no portal no microempreendedor.
Deve ficar atenta em observador qual foi o percentual que ultrapassou o limite.
Se foi acima de 20% do limite, terá que retroagir em 01/2023 e refazer os cálculos somo simples Nacional.
Se foi ate o limite de 20%, o efeito da exclusão será em 01/01/2024, ou fazer a exclusão com algum ato em que o efeito seja de imediato. EX: Atividade vedada, entrada de algum sócia etc.

Kenny Guiráo

Kenny Guiráo

Bronze DIVISÃO 5, Analista
há 42 semanas Terça-Feira | 26 setembro 2023 | 11:49

Tifane, se você tiver o certificado da empresa você solicita pelo coleta web mudando de ME para EPP, provavelmente ele seja deferido sem enviar documento.

Alves

Alves

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 42 semanas Terça-Feira | 26 setembro 2023 | 12:00

Olá Tifany Sampaio.

Seria alteração de ME para EPP né isso? Não um desequadramento de MEI, que tambem é uma forma de alterar de ME para EPP.

Então com base nisso segue alguns passos que podem ajudar:

1. Verifique os Requisitos: Antes de iniciar o processo de alteração, certifique-se de que sua empresa atende aos requisitos necessários para ser considerada uma EPP. Geralmente, as EPPs têm um faturamento anual entre R$ 360.000,00 e R$ 4.800.000,00, mas esses valores podem variar ao longo do tempo e de acordo com a legislação vigente.
2. Regularize sua Situação Fiscal: Certifique-se de que sua empresa esteja com todas as obrigações fiscais e tributárias em dia. Qualquer pendência ou dívida com órgãos fiscais deve ser regularizada.
3. Solicite a Alteração no CNPJ: A alteração do enquadramento de ME para EPP é feita por meio de um pedido de alteração no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) . Você pode solicitar essa alteração por meio do sistema de Registro e Legalização de Empresas (REDESIM), que é um sistema integrado de registro e legalização de empresas. Você precisará acessar o sistema e seguir as etapas específicas para a alteração do enquadramento.
4. Aguarde a Aprovação: Após enviar a solicitação, você precisará aguardar a aprovação dos órgãos competentes, como a Receita Federal e a Junta Comercial. Esse processo pode levar algum tempo, então esteja preparado para aguardar.
5. Atualize suas Obrigações Acessórias: Com a aprovação da alteração, você deve atualizar todas as obrigações acessórias relacionadas ao novo enquadramento, como as declarações de impostos.

GNK Paralegal

Gnk Paralegal

Bronze DIVISÃO 3, Diretor(a)
há 42 semanas Terça-Feira | 26 setembro 2023 | 15:18

Olá Tifany 

Eu posso ajudar

Você precisa acessar o site https://vreredesim.sp.gov.br/home 

1 - Preencher o cadastro digital realizando o reenquadramento de ME para EPP

2- Transmitir um DBE com o evento 222.

Depois basta protocolar a documentação na JUCESP e aguardar o retorno do órgão.

Qualquer dúvida estou a disposição!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.