x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 54

Opção ao simples Nacional decorridos mais de 60 dias após abertura.

Luís Augusto de Carvalho

Luís Augusto de Carvalho

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 42 semanas Sexta-Feira | 22 setembro 2023 | 18:20

Paz e bem a todos. 
Por favor, sou contador , mas nunca fiz uma abertura de empresa. 
Abri um depósito de revenda de agua e gás e não fiz opção ao simples nacional.  
A Data da abertura foi 31/03/2023 e a empresa entrou em operação em Julho/2023. 
a Empresa não possui funcionário, eu mesmo realizo vendas e entregas.
Gostaria de orientação de como devo preceder para regularização.
Não fiz emissão de nota fiscal, apenas realizei compras de mercadorias para revenda dentro do Estado.
Agradeço também se puderem me orientar com relação aos recolhimentos dos impostos, etc...  
Atenciosamente, 
Luís Augusto

Jose Carlos de Barros

Jose Carlos de Barros

Prata DIVISÃO 1, Coordenador(a) Fiscal
há 42 semanas Segunda-Feira | 25 setembro 2023 | 15:09

Luís Augusto de Carvalho, boa tarde.

Neste caso você só vai conseguir fazer opção pelo simples nacional em Janeiro de 2024, for mesmo o melhor regime de tributação.
Talvez o regime melhor para tributação seria o lucro presumido, pois o gaz é um produto monofásico do pis e cofins. Não tem estes impostos na sua venda.
O ideal é fazer as contas de um planejamento para ver a melhor opção de um regime de tributação.
Sendo regime de lucro presumido vai recolher o pis e cofins sobre a venda de agua, e IRPJ mais CSLL sobre a venda total.
Já o ICMS você tem que verificar se no Estado que está localizado, estes produtos são substituição tributária.
Se for ST, não tem o que se falar em ICMS.

Luís Augusto de Carvalho

Luís Augusto de Carvalho

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 42 semanas Quarta-Feira | 27 setembro 2023 | 20:11

Boa noite, 
Muito Obrigado José Carlos. 
No Estado de SP o Gás tem  sim ST.
Agradeço sua atenção , vou procurar um colega pra ajudar a fazer está análise e verificar a melhor opção. 
Estou preocupado com os meses do corrente que já estou comercializando, ainda que com faturamento pequeno. 
Obrigado.  

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.