x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 74

Mehores opções de CNPJ para emissão de notas eventuais para residentes no exterior?

Marcos

Marcos

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 42 semanas Quarta-Feira | 27 setembro 2023 | 11:50



Prezados,

Sou brasileiro e moro no exterior com domicílio eleitoral aqui.  A CNPJ antiga da família foi recentemente inviabilizada. Quero abrir um novo CNPJ para passar notas fiscais para serviços de tradução, que enquadrava no Simples como 'serviços de idiomas' na CNPJ antiga.  Entendo que preciso de um representante com procuração no Brasil.

1) Para abrir Ltda ainda preciso de um sócio para 1%? É o formato mais vantajoso, comparado a  opções que não precisam de sócio, no sentido de ter mais credibilidade junto ás empresas?  

2) É verdade que somente com residencia no Brasil pode-se operar no Simples? Tendo família no Brasil, posso simplesmente obter comprovantes de residência: isso seria legalmente válido?

3) O "representante" pode ser uma contadora que eu contrate para abrir a empresa, que eu pague um 'lump sum' pelo serviço?

4) Pretendo pagar meus impostos sozinho e não ter contador para evitar custos fixos - posso passar por longos períodos sem faturamento, a firma teria movimento apenas eventual -e observar em detalhe o recolhimento por conta própria. Isso seria prudente/viável?

Obrigado,
M

 

Everaldo Oliveira

Everaldo Oliveira

Prata DIVISÃO 4, Supervisor(a) Administrativo
há 42 semanas Sexta-Feira | 29 setembro 2023 | 20:52

Você pode abrir um novo CNPJ como SLU entretanto precisará de um endereço para fins fiscais como falou e emissão de notas fiscais caso precise de maior orientação pode entrar em contato comigo no @Oculto

Supervisor Geral de Empresas
Alves

Alves

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 40 semanas Segunda-Feira | 16 outubro 2023 | 09:48

Oi Marcos.

Entendo que você tem algumas perguntas relacionadas à abertura de uma empresa no Brasil, especificamente uma Ltda para oferecer serviços de tradução. Vou tentar responder às suas perguntas da melhor forma possível:

1) Para abrir uma Sociedade Limitada (LTDA), tradicionalmente, é necessário ter pelo menos um sócio com uma participação mínima de 1% do capital social. No entanto no  Brasil é permititido a criação de empresas de Sociedade Limitada Unipessoal (SLU), que não exigem um sócio. A escolha entre LTDA com sócio ou SLU depende das suas necessidades e preferências. Ter um sócio pode ser vantajoso em termos de compartilhar responsabilidades e tomar decisões conjuntas, mas também pode ser mais complexo em termos de administração.
2) A opção pelo Simples Nacional é geralmente voltada para empresas de pequeno porte e microempresas que atendem a certos critérios de faturamento. O Simples Nacional é um regime tributário simplificado que permite o pagamento de vários impostos em uma única guia. Para se enquadrar no Simples Nacional, a empresa deve atender a requisitos específicos, e um deles é ter sua sede no Brasil. Isso significa que ter uma residência no Brasil é geralmente necessário para operar no Simples Nacional. Ter uma família no Brasil pode não ser suficiente para cumprir esse requisito.
3) O representante legal da empresa pode ser uma pessoa física com procuração para atuar em seu nome. Pode ser um contador, advogado, ou outra pessoa de confiança. Contratar um contador para auxiliar na abertura da empresa é uma prática comum e pode ser uma maneira eficaz de garantir que todos os procedimentos legais sejam seguidos adequadamente. Lembre-se de que o representante legal terá responsabilidades legais e fiscais.
4) Você pode optar por gerenciar seus próprios impostos e contabilidade, especialmente se a sua empresa tiver movimento apenas eventual. No entanto, é importante estar ciente de que o sistema tributário brasileiro pode ser complexo, e as leis fiscais e regulamentos podem mudar. Se você não tem experiência em lidar com questões fiscais no Brasil, pode ser benéfico pelo menos consultar um contador de tempos em tempos para garantir que está cumprindo suas obrigações fiscais adequadamente. Ficar em conformidade com as obrigações fiscais é importante para evitar problemas futuros com as autoridades fiscais.
Lembre-se de que a abertura de uma empresa no Brasil envolve uma série de etapas e requisitos legais. É altamente recomendável buscar orientação profissional para garantir que você esteja seguindo o caminho correto e cumprindo todas as obrigações legais e fiscais.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.