x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 165

TRANSFORMAÇÃO MEI PARA ME

SERGIO RICARDO SUCHODOLAK

Sergio Ricardo Suchodolak

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 40 semanas Terça-Feira | 10 outubro 2023 | 16:56

Boa tarde Senhores

Tenho um cliente MEI que quer, por opção própria, transformar sua MEI em Empresário Individual ME para poder registrar mais funcionários. Pelo que li, vi, pesquisei isso é possível apenas em Janeiro, mas ele quer fazer nessa competência 10/2023. Isso seria possível? Sem ter que retroagir a Janeiro para pagamento dos tributos? 
Alguém já teve nesta situação?

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 40 semanas Terça-Feira | 10 outubro 2023 | 17:03

Sergio Ricardo Suchodolak, boa tarde.

Sim, é totalmente possível. Realize a simulação do desenquadramento e assinale a opção correspondente a situação de registrar mais de 1 pessoa.

Coloque a data da situação, tipo, hoje, e em seguida dará a data do efeito da exclusão, que para esta situação é o mês seguinte, ou seja, a empresa estaria excluída do MEI a partir de 01/11/2023.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Pablo

Pablo

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 40 semanas Segunda-Feira | 16 outubro 2023 | 12:20

Boa tarde Sergio.

Exatamente como o  Yuri comentou. Já fiz uma vez em meu escritório e não retroagiu.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.