x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 65

Prazo para enquadramento MEI para LTDA

Moratto e Nogueira Assessoria Contábil e Advocatic

Moratto e Nogueira Assessoria Contábil e Advocatic

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 36 semanas Sexta-Feira | 10 novembro 2023 | 10:56

Bom dia nobres colegas de profissão.
Primeiramente, agradeço a oportunidade de dividirmos conhecimento, nessa maravilhoso
canal, disponibilizado pelo site Contábeis.

Nosso escritório é novo e estou começando minha jornada no mundo contábil e desde já quero pedir
a compreensão a todos os grandes mestres presentes que já tem anos de caminhada, se por ventura
a dúvida seja muito banal. 

Vamos lá:

Pegamos nosso primeiro cliente e o mesmo é um MEI que está iniciando uma sociedade com seu irmão.
Já fiz a alteração na JUNTA, tudo certinho agora a dúvida.

Ele passa a pagar a enviar a PGDAS a partir de Janeiro de 2024 ou a partir do mes seguinte ao desenquadramento?
E mesmo sendo feito pela junta preciso enviar a declaração de desenquadramento de MEI?

Obrigado a todos.
Cordial
Carter Moratto


Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 36 semanas Sexta-Feira | 10 novembro 2023 | 16:38

Moratto e Nogueira Assessoria Contábil e Advocatic, boa tarde.

Ele passa a pagar a enviar a PGDAS a partir de Janeiro de 2024 ou a partir do mes seguinte ao desenquadramento?
Se você fez o desenquadramento de forma correta, a exclusão do MEI acontece já no mês seguinte a alteração da empresa.
E mesmo sendo feito pela junta preciso enviar a declaração de desenquadramento de MEI?
Sim, você precisa cumprir as obrigações do MEI até a data em que a empresa estava enquadrada como MEI, ou seja, referente ao ano de 2023, por exemplo, você vai entregar a DASN de janeiro a novembro (se o desenquadramento tiver sido feito esse mês) e a DEFIS somente de dezembro.
Nosso escritório é novo e estou começando minha jornada no mundo contábil e desde já quero pedir
a compreensão a todos os grandes mestres presentes que já tem anos de caminhada, se por ventura
a dúvida seja muito banal. 

Vamos lá:

Pegamos nosso primeiro cliente e o mesmo é um MEI que está iniciando uma sociedade com seu irmão.
Parabéns pela iniciativa e pelo empreendimento. Que seja uma trajetória de sucesso e todos nós do Fórum vamos estar aqui para te ajudar no que pudermos.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.