x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 120

Empresa omissa na entrega de declarações

Ana Lucia de Lima Castilhos

Ana Lucia de Lima Castilhos

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 29 semanas Quinta-Feira | 21 dezembro 2023 | 14:50

Boa tarde! Estou com algumas dúvidas: um cliente parou suas atividades em 2019. Ele não encerrou atividades. Apenas parou de trabalhar com o CNPJ. Em dezembro/2023, ele trou os papéis para o escritório, dizendo que precisa legalizar a empresa, pois um novo trabalho exigia. Entreguei todas as pendências, porém falta ECD e ECF.
O cliente não possui notas de despesa, pois ele não as guardou, e as notas de prestação de serviços, consegui pelo site da prefeitura.
Minhas dúvidas:
Se eu entregar as referidas declarações, corro o risco de ser multada tbm, pois vou entregar um documento que não vai expressar a verdade, e como as declarações speed devem ser assinadas digitalmente pelo contador, gostaria de saber se corro esse risco, 
O cliente consegue encerrar as atividades desta empresa, mesmo sem ter entregue a ECD e a ECF? E ele pode abrir nova empresa? Os débitos anteriores prejudicam a nova empresa na RFB?
Desde já agradeço toda a orientação recebida.
Já busquei a orientação, até mesmo na RFB, mas eles orientam buscar um contador.

Ana Lucia

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 28 semanas Sexta-Feira | 29 dezembro 2023 | 17:21

A responsabilidade profissional está relaciona aos atos que pratica e dos seus prepostos. Entendo que, o cliente entregando as informações e documentos disponíveis e declarando que são todos os que possui, não acarretará maiores problemas. Obviamente, não haverá a inserção de nenhuma informação, sem o devido embasamento documental. Tão pouco, o envio de obrigações acessórias "sem movimento", somente para a baixa das pendências.
Se não se sentir à vontade, simplesmente dispense o serviço, dizendo ao empresário que os documentos e informação são insuficientes para a regularização das obrigações.
Ele conseguirá baixar a empresa, entretanto eventuais cobranças poderão ser encaminhadas ao CPF dele.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.