x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 921

Distrato de sociedade sem certificado digital

LUKE

Luke

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 26 semanas Quarta-Feira | 27 dezembro 2023 | 13:41

Boa tarde colegas !

Estou fazendo a baixa de uma sociedade limitada com 2 sócios, e somente 1 deles tem certificado digital. Na parte de Documentos para assinatura já foi assinado para o sócio que tem o certificado, mas para o outro que não tem quando clico em assinar só tem opção de selecionar certificado, o que fazer nesse caso ? Não consigo assinar somente pelo gov.br ? como resolver ? 

Obrigada !

Cledson L. P. Lima

Cledson L. P. Lima

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Escritório
há 26 semanas Quarta-Feira | 27 dezembro 2023 | 15:16

Oi Luke boa tarde!

Pelo "gov" tem sim a opção de assinar digitalmente, neste caso você logou de que forma? Pelo certificado do sócio que já assinou?
Veja a possibilidade de salvar o doc. assinado pelo sócio que fez com o certificado e faz o login no portal: https://cas.iti.br/login?service=https%3A%2F%2Fassinador.iti.br%2Flogin
dessa forma conseguirá assinar com o "gov" do outro sócio.

Não existem batalhas impossíveis para quem está disposto a nunca desistir.
Auxiliar de Escritorio Senior
Alencar & Vitasovic Contabilidade
whatsapp: 11 9.8875-7836
LUKE

Luke

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 25 semanas Terça-Feira | 9 janeiro 2024 | 20:45

Olá colega Cledson, obrigada pelo retorno ! Loguei com o certificado do sócio e o próprio portal já fez a assinatura dele, não gera nenhum documento para baixar e assinar, somente tem a opção de selecionar o certificado, mas o outro sócio não tem e não irá fazer também. Faz ideia de como resolver ?

Legalização de Empresas

Legalização de Empresas

Prata DIVISÃO 1, Analista
há 24 semanas Quinta-Feira | 11 janeiro 2024 | 12:16

Boa tarde caro Luke,
No caso do processo pelo VRE Digital, se selecionar a opção para assinatura pelo certificado do sócio, todos os sócios obrigatoriamente deverão assinar pelo certificado digital.  
No caso de um ou mais sócios não ter o certificado digital, eu realizado as assinaturas físicas, ou encaminho o contrato ou distrato para assinatura eletrônica como assinador DocuSing, por exemplo (existem outros aceitos pela JUCESP), ou assino o documento pelo gov.br. Nesse caso todos devem assinar da mesma forma. 
No VRE, em vez de eu selecionar que a assinatura será pelos "Sócios", eu coloco a assinatura pelo "Contador", preencho meus dados, anexo os documentos assinados pelo sócio e assino só com o certificado de contador, e transmito. 
É a solução que faço tanto para os processos de abertura, alteração e encerramento no VRE Digital, quando os sócios não têm certificado digital.
Espero ter ajudados. Abraço.

 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.