x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 239

É necessário constituir CNPJ ou posso continuar Contador autônomo ao contratar Escritório Virtual ?

Eduardo Oliveira

Eduardo Oliveira

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 26 semanas Domingo | 14 janeiro 2024 | 13:20

Boa tarde, colegas.Estou iniciando esse ano como Contador independente. Estou analisando a ideia, de contratar um Escritório Virtual em uma empresa Coworking, teria apenas endereço  comercial do local, e iria para atender alguém presencialmente apenas quando necessário, mas trabalhando sozinho virtualmente. Isso me obrigaria a sair da condição de Contador autônomo e obrigaria à constituir CNPJ
Posso ter um escritório virtual sendo apenas Contador independente?Alguém que trabalhe nesse modelo ou que possa me aconselhar sobre ?

Daniel Garcia

Daniel Garcia

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 25 semanas Sexta-Feira | 19 janeiro 2024 | 22:53

Eduardo,

Você contratar/locar um escritório virtual/endereço comercial não o obriga a se registrar como pessoa jurídica. 

Porém recomendo que você faça uma análise tributária para verificar se não seria mais vantajoso optar pela PJ, haja visto a onerosidade da tributação incidente sobre pessoa física.

Mas levando em consideração apenas o endereço comercial, não implica na obrigatoriedade.

At.,

Daniel Garcia
Garcia & Paiva Assessoria Contábil
--
* Legalização de empresas;
* Soluções contábeis completas;
* Planejamento tributário.

* (21) 96920-2877
* [email protected]
* [email protected]
* RJ e PR
Daniel Garcia

Daniel Garcia

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 24 semanas Quinta-Feira | 25 janeiro 2024 | 09:14

Cleyton,

Não há impedimento para registro de empresa contábil na Junta Comercial ou RCPJ.

Só há impedimento para registro de empresa contábil na modalidade de Sociedade Anônima, conforme dita a Resolução CFC 1555, em seu artigo 1º.

At.,

Daniel Garcia
Garcia & Paiva Assessoria Contábil
--
* Legalização de empresas;
* Soluções contábeis completas;
* Planejamento tributário.

* (21) 96920-2877
* [email protected]
* [email protected]
* RJ e PR

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.