x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 8

acessos 881

ABERTURA FILIAL - O QUE FAZER PRIMEIRO ?

Cleusa Gim

Cleusa Gim

Prata DIVISÃO 3
há 26 semanas Segunda-Feira | 15 janeiro 2024 | 16:00

Prezados,

empresa com matriz no estado de SP, abrir filial em campo grande MS e encerrar filial em Manaus/AM

necessito realizar inclusão de 1 filial e encerramento de outra filial, o que fazer primeiro :

devo  primeiro registrar alteração contratual na jucesp (Matriz), com os eventos de encerramento e abertura, e somente após registrada alteração da Matriz na Jucesp, é que devo iniciar o processo no emprea fácil dos outros estados ?

obrigada.

Rubens Cesar Richa Romano

Rubens Cesar Richa Romano

Bronze DIVISÃO 5, Analista Processos
há 26 semanas Terça-Feira | 16 janeiro 2024 | 09:50

Bom dia prezados colegas.
Desculpe desmentir nosso caro colega.
Não se faz mais registro nas Juntas Comerciais das filiais. 
Você deverá neste caso fazer 2 DBE's, , abertura da nova filial MS, e encerramento da filial AM.
Fazer via processo físico ma JUCESP, imprimindo, rubricando e assinando 3 vias do processo.
Anexas os 2 DBEs no processo. 
Quando registrar, o CNPJ da filial estará baixado e a filial da AM terá seu CNPJ e NIRE.
As Juntas Comerciais estão sincronizadas, por isso não se faz mais registro em Junta Comercial de filial de outra UF e isso já faz um bom tempo. 

Atenciosamente,

Rubens Cesar Richa Romano


Bruno Cannellini

Bruno Cannellini

Prata DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 26 semanas Terça-Feira | 16 janeiro 2024 | 10:21

A junta comercial de SP consegue sim fazer todo procedimento, em um dos caso eu alterei matriz SP e encerrei filial em AL, outro caso alterei MATRIZ SP, abri 3 filiais, 2 em SP e 1 em RJ.. tudo no mesmo processo..

Porém em caso de abertura ou alterações de filiais de outro estado, será necessário fazer a viabilidade do outro estado, vai gerar o protocolo e com isso você promove o DBE, feito isso a parte CAD WEB da JUCESP faz o processo de matriz normal (caso esteja alterando) e faz também processo de FILIAL.. quando estiver finalizando procedimento CAD WEB JUCESP FILIAL.. no final você adiciona o ATO FILIAL na MATRIZ.

Com o contrato, DBE e documento CAD WEB da JUCESP, só dar entrada e correr para o abraço no assessor!

Cristian Alen Silva Resende

Cristian Alen Silva Resende

Ouro DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 26 semanas Sexta-Feira | 19 janeiro 2024 | 11:30

Prezados, bom dia!

A consulta de viabilidade vai ser feita no estado onde vai abrir a filial, mais o registro vai ser na Junta Comercial de origem da matriz, se o processo for digital não precisa imprimir em 3 vias.

Não precisa mais registrar em todas as juntas comerciais onde a empresa tem filial igual antigamente. 

Cristian Alen
[email protected]

\"Não tenho um caminho novo, o que tenho de novo é o jeito de caminhar\" (autor desconhecido)
Cleusa Gim

Cleusa Gim

Prata DIVISÃO 3
há 21 semanas Sexta-Feira | 23 fevereiro 2024 | 15:23

obrigada Bruno !   o que seria CAD WEB ? 

ja fiz a viabilidade na junta de destino, já fiz o coleto ( DBE emitido), ja entrei no RedeSIm e estou imprimindo a CAPA REQ + FC +FORMULA LTDA + DECLARAÇÃO LIC ......  já estou com a alt contratual assinada por certificados digitais, e penso em  protocolar esses documentos na JUCESP.

documento CAD WEB da JUCESP, seria os documentos gerados no REDESIM / VRE  ( CAPA REQ + FC +FORMULA LTDA + DECLARAÇÃO LIC)  ?


Cleusa Gim

Cleusa Gim

Prata DIVISÃO 3
há 21 semanas Sexta-Feira | 23 fevereiro 2024 | 15:32

Prezados, outra duvida :
* matriz em SP.
* abertura filial no MS

estou no porcesso de registro (VRE) Jucesp, porém quando disponibiliza os formulários para impressão disponibiliza o formulário  Declaração Licenciamento Integral para o sócio assinar, a dúvida é : a filial que esta sendo aberta é no MS, lá tem  SIL ?  pois a matriz do  Estado de S.P. já possui sil.

Nao entendi porque tenho que entregar esse formulário assinado, e se tenho que fazer SIL para a filial que esta sendo aberta no MS...

alguem poderia me ajudar entender ?

obrigada.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.