x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 71

MEI ULTRAPASSOU O LIMITE DE FATURAMENTO EM MENOS DE 20%

GEIZA ELEN GONCALVES SILVA

Geiza Elen Goncalves Silva

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 18 semanas Terça-Feira | 12 março 2024 | 16:09

Olá gente!
Estou com uma cliente que ultrapassou o limite do faturamento em R$ 1.400,00 em dezembro/2023 verifiquei agora que fui fazer a declaração anual de faturamento. 
Neste caso consigo manter ela no MEI em 2024 ? Se não o que faço?
Desde já agradeço. 

Thiago Souza

Thiago Souza

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 18 semanas Quarta-Feira | 13 março 2024 | 08:56

Boa tarde
No caso a empresa deveria efetuar o desenquadramento devido a ultrapassagem de limite e começar a ser tributada no Simples Nacional a partir de janeiro de 2024, porém eu sugiro deixar isso bem claro para o cliente e como isso vai impactar em seus custos para não haver problemas com ele.

"Art. 18-A.  O Microempreendedor Individual - MEI poderá optar pelo recolhimento dos impostos e contribuições abrangidos pelo Simples Nacional em valores fixos mensais, independentemente da receita bruta por ele auferida no mês, na forma prevista neste artigo.
............
§ 7º  O desenquadramento mediante comunicação do MEI à Secretaria da Receita Federal do Brasil - RFB dar-se-á:
III - obrigatoriamente, quando o MEI exceder, no ano-calendário, o limite de receita bruta previsto no § 1º deste artigo, devendo a comunicação ser efetuada até o último dia útil do mês subseqüente àquele em que ocorrido o excesso, produzindo efeitos:
a) a partir de 1º de janeiro do ano-calendário subseqüente ao da ocorrência do excesso, na hipótese de não ter ultrapassado o referido limite em mais de 20% (vinte por cento);
b) retroativamente a 1º de janeiro do ano-calendário da ocorrência do excesso, na hipótese de ter ultrapassado o referido limite em mais de 20% (vinte por cento);"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.