x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 87

CNAE LUCRO PRESUMIDO

LEANDRO ALVES DE SOUZA

Leandro Alves de Souza

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 semanas Segunda-Feira | 24 junho 2024 | 11:09

Bom dia aos colegas,
Solicito uma ajuda, referente a duvida abaixo:

Uma empresa do Lucro Presumido que não tem em sua atividade principal a Receita de recebimento Aluguel e tem o CNAE 64.63.8-00 Outras
sociedades de participação, exceto holdings.
Pode incluir um novo CNAE secundário para recebimento de Aluguel com o CNAE 6810/202 Aluguéis de Imóveis Próprios manter o CNAE
principal 6463/800 na sua atividade.
 
Att,
 
Leandro Alves.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 3 semanas Segunda-Feira | 24 junho 2024 | 11:14

Obrigado por sua pergunta, Leandro

O Lucro Presumido é um regime tributário simplificado que utiliza como base de cálculo a presunção do lucro de uma empresa no período de avaliação. No caso da empresa com CNAE 64.63.8-00 (Outras sociedades de participação, exceto holdings), não há cálculo de Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) com base nos lucros reais. Portanto, não é necessário incluir um novo CNAE secundário para recebimento de aluguel. A presunção de lucro é determinada pela Receita Federal com base na atividade da empresa

Espero que esta resposta tenha esclarecido sua dúvida! 

LEANDRO ALVES DE SOUZA

Leandro Alves de Souza

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 semanas Segunda-Feira | 24 junho 2024 | 17:34

Dr. Luciano boa tarde,
Agradeço pela atenção, porém, estou com duvidas ainda porque a finalidade de ter outro CNAE como secundário é para aliviar a carga tributária se for tributada com um CNAE referente a Aluguel de imóveis próprio vai poder calcular com Presunção e se utilizar o CNAE principal vai ser tributada diretamente com 34% de alíquota sem a presunção.
Por favor, me corrija se estou errado.
Att,
Leandro Alves.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.