x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 94

Encerramento de Empresa

Andrea

Andrea

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 5 dias Domingo | 28 julho 2024 | 20:33

Empresa de São Paulo à ser encerrada, foi desenquadrada do SIMEI e excluída do Simples Nacional em 31/12/2023 motivo por Ato Administrativo praticado pela Receita federal do Brasil (dívidas e não regularização no prazo).
Ao inserir os dados no coleta de dados para registro, via vre digial do redesim, diz que o pedido deve ser feito no Portal do Empreendedor, mas no próprio portal informa que a empresa não é mais MEI.

Os prazos para desenquadrar, regularizar, voltar a ser MEI ou optar pelo simples nacional foi até 31/01/2024.

Alguém passou ou está com uma situação igual? Pode me orientar se terei que aguardar até Janeiro do próximo ano para dar seguimento?

Obrigada

Andrea

Andrea

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 3 dias Terça-Feira | 30 julho 2024 | 00:31

Bom dia, acessei e na ficha cadastral completa, consta:  TIPO: EMPRESÁRIO (M.E.)
O que fazer?
Se clico para emitir certidão, diz que não pode, pois trata- se de MEI.
Acesso o MEI e diz que não é MEI......

LARISSA F. CONTRI

Larissa F. Contri

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 dias Terça-Feira | 30 julho 2024 | 09:05

Bom dia Andrea

Quando a empresa é desenquadrada de MEI para ME, muitas vezes esse desenquadramento precisa ser feito de forma manual na JUCESP, com o formulário de capa marrom, acompanhado da cartinha assinada pelo empresário e também um comprovante de desenquadramento do Simei. Esses documentos devem ser protocolados na junta comercial e logo após, você conseguirá fazer as alterações necessárias no VRE. Acredito que numero do NIRE será mudado ao fazer essa solicitação manual e o sistema identificará que não se trata mais de MEI. 

Se precisar, pode entrar em contato comigo que te auxilio no que for necessário. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.