x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 161

alteração de Lltda para unipessoal

Simone Brandão

Simone Brandão

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 11 semanas Segunda-Feira | 29 julho 2024 | 15:12

Boa tarde galera,
Preciso fazer uma alteração de uma empresa LTDA com 2 sócios para LTDA Unipessoal. 
A duvida seria uma transformação?
não sendo, seria uma alteração de dados exceto nome empresarial?

Luan Vieira

Luan Vieira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 semanas Segunda-Feira | 29 julho 2024 | 16:12

Simone, boa tarde!

Eu realizaria apenas uma alteração contratual informando a saída do sócio, pois entendo que a natureza jurídica de ambos o caso é Limitada. Dito isto, eu preencheria o preâmbulo com os dados atuais, incluiria a cláusula da retirada do sócio e outras alterações, se necessário. 

Depois consolidaria as informações, preencheria o preâmbulo com os dados do sócio remanescente e adicionaria o seguinte dizer no preâmbulo de consolidação, depois de preenchido os dados, "constitui uma Sociedade Limitada, a qual se regerá, doravante pelo presente ato Constitutivo, nos termos do Art. 1.052, § 1º do Código Civil, com alterações introduzidas pela Lei 13.874/2019, sob as seguintes cláusulas:"
Ou outro termo que julgue ser mais apropriado. Esse é meu ponto de vista, de como eu realizaria. Espero ter ajudado.

Resumindo:
Alteração Contratual
Preâmbulo normal (dados atuais)
Cláusulas de alterações (retirada do sócio e outras necessárias)

Consolidação
Preâmbulo (dados do sócio remanescente, informando os dizeres que mencionei ou outro de sua escolha)
Cláusulas do contrato (conforme alterações realizadas)


Simone Brandão

Simone Brandão

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 2 semanas Segunda-Feira | 30 setembro 2024 | 13:38

Oi Luan, boa tarde, obrigada por responder, me ajudou muito sim.
Também tive esse pensado que a natureza jurídica seria mesma, mais fiquei insegura, mais acabei fazendo assim mesmo como vc explicou. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.