x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 160

Ajuda com CNAE para Atividade de Compra, Venda e Intermediação de Skins de CS GO

Gleidson  Gomes

Gleidson Gomes

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 dias Segunda-Feira | 19 agosto 2024 | 14:18

Olá, colegas!

Estou com uma questão que gostaria de compartilhar para obter algumas orientações. Tenho um cliente que atua na compra e venda de skins do jogo Counter-Strike: Global Offensive (CS GO).

Para quem não está familiarizado, skins são itens virtuais usados para personalizar a aparência de armas e outros objetos dentro do jogo, sem alterar suas funcionalidades.

A atividade do meu cliente consiste em comprar essas skins por um determinado valor e revendê-las por um preço superior, lucrando na diferença. Além disso, em algumas situações, ele também atua como intermediário, conectando vendedores e compradores de skins, e recebendo uma comissão por essa intermediação.

Estou buscando o CNAE mais adequado para enquadrar essa atividade, que envolve tanto a comercialização direta quanto a intermediação comissionada de itens virtuais.

Se alguém já trabalhou com casos semelhantes ou tem sugestões sobre qual CNAE seria o mais apropriado para essa situação, ficarei muito grato pela ajuda!

Agradeço desde já pela atenção e pelas contribuições!

Gleidson Gomes
Contador | Accountant
LUIZ GUSTAVO FERRAI

Luiz Gustavo Ferrai

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 dias Segunda-Feira | 19 agosto 2024 | 17:41

Boa tarde Gleidson!
Existem alguns CNAEs adequados para seu caso, sendo eles:
9329-8/04 Exploração de jogos eletrônicos recreativos
4618-4/99 Outros representantes comerciais e agentes do comércio especializado em produtos não especificados anteriormente
4619-2/00 Representantes comerciais e agentes do comércio de mercadorias em geral não especializado

Lembrando que, no meu entendimento, a tributação ocorre sobre a venda total, e não somente sobre a parcela do lucro.

Por fim, os CNAEs de representação comercial estão sujeitos ao Fator "R", então seria interessante planejar bem para ver qual regime tributário compensa mais (anexo III ou V do Simples Nacional ou Lucro Presumido/Real - sem fator R). Ou até mesmo ter duas empresas, uma para cada atividade...

___________________________________
Luiz Gustavo Ferrai
Contador - CRC SP 348047
WhatsApp: 17 99766-3856
E-mail: [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.