x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 11

acessos 28.401

Integralização do Capital com terreno

ruy alberto ferreira de souza

Ruy Alberto Ferreira de Souza

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 18 agosto 2010 | 10:03

Aos Colegas,


Ao abrir uma empresa com integralização do capital com terreno como devo proceder:

A pessoa fisica transfere para a pessoa juridica o respectivo imovel pelo valor da IRPF.

Faço a Constituição da empresa na Junta Comercial.

Faço a Averbação no Registro de Imoveis como Integralização do Capital na pessoa juridica.

Esta correto este endentimento...

Att.

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 7 setembro 2010 | 00:10

Caro Ruy, boa noite.

Mesmo acreditando que já tenha solucionado a questão em tela, seguem os passos:

1 - Obviamente, o imóvel deverá estar em nome do sócio.

2 - Na cláusula contratual, constar que será integralizado até __/__/___ o seguinte imóvel: (descreva-o), no valor de R$___.

3 - Só apos estar registrado o Contrato Social e com o CNPJ em mãos é que voce irá ao cartório para efetivar transferencia de titularidade da PF para a PJ.

Sobre a questão do valor, se for transferido com quantia superior ao eclarado na DIRPF, deverá calcular eventual ganho de capital.

Att

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Jacyara Alves da Silva

Jacyara Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 7 setembro 2010 | 13:58

Ruy,

Só complementando a orientação do Hugo; caso o sócio proprietário do imóvel que será incorporado ao capital da sociedade seja casado, a esposa deste deverá também assinar o Contrato Social (ou alteração Contratual) na condição de anuente, ou seja, permitindo que tal operação se concretize.

Recomendações

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 7 setembro 2010 | 20:06


O Jacyara, boa noite.

Obrigado pelo seu complemento.

Frisando que não há essa necessidade de anuência da esposa no CS ou Alt Contratual, caso o regime de casamento for por separação total de bens.

Att

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Diego Moura

Diego Moura

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 23 março 2011 | 20:45

Hugo
Boa Noite
Estou com um caso identico

Pode me Tirar uma Duvida
Eu terei que apresentar na Junta Comercial algum documento
do Terreno?
Pois o terreno do socio será integralizado num valor maior que no Registro.
Outra, questão é, eu posso usar o seguinte testo, sera integralizado no prazo de 90 dias a contar do registro deste ato

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 23 março 2011 | 22:08

Diego, boa noite.

Eu terei que apresentar na Junta Comercial algum documento
do Terreno?

Não há necessidade, já que estará descrito no contrato social.

Pois o terreno do socio será integralizado num valor maior que no Registro.

Atente-se para o fato de que dependendo do valor escriturado no IR do sócio, caso seja integralizado em valor superior, poderá haver ganho de capital.

O capital social, independentemente da sua forma de constituição poderá ser integralizado em época futura.

Att
Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Adolfo Ciríaco

Adolfo Ciríaco

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 24 julho 2012 | 16:36

Saudações caros colegas!

Meu caso se assemelha a este, dessa forma decidi não criar um tópico novo...
Estamos constituindo uma PJ do ramo de construção e a idéia é que parte da integralização do capital seja feita através de um terreno em nome de um dos sócios. Esse terreno já está loteado em 170 unidades.
Devo integralizar o capital através de um terreno ou 170 lotes?
Lembrando que esse terreno irá compor o custo de construção.

APARECIDA MOTA

Aparecida Mota

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 24 julho 2012 | 20:26

A integralização deverá ser feita conforme consta na Matrícula do CRI.
Se já foi feito o Loteamento (individualização) e existem 170 matrículas, serão estes.
Siga sempre as matrículas, pois as mesmas deverão estar devidamente descritas no Contrato Social para a integralização de capital.

APARECIDA MOTA
BRUNO CAVALCANTI MOURA DA SILVA

Bruno Cavalcanti Moura da Silva

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 5 setembro 2012 | 09:57

Tenho uma dúvida que se assemelha e por isso não criei outro tópico.

Foi comprado um equipamento de R$ 200.000,00 ( provavelmente não tenha sido pago tudo ainda) e faturado para uma pessoa física ou para empresa de sua propriedade. (essa pessoa não aparecerá no contrato social que estará apenas em nome do Único sócio). A minha pergunta é, posso colocar esse equipamento na Nova empresa integralizando o capital social? Em caso positivo, como faço? já que este equipamento já foi comprado e em nome de outra pessoa (física ou jurídica)?

Saudações,

Bruno Cavalcanti

BRUNO CAVALCANTI MOURA DA SILVA

Bruno Cavalcanti Moura da Silva

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 5 setembro 2012 | 10:09

Olá Diegue, bom dia.

Obrigado pela ajuda, nós temos a NF do equipamento.. Porém está em nome de uma terceira pessoa.
Este equipamento é o que justifica a abertura da empresa, pois apenas com ele será prestado o serviço a que a empresa se propõe.

Mesmo com o equipamento em nome de um terceiro que não figurará no contrato social, posso utilizá-lo para integralizar??

Saudações,

Bruno Cavalcanti

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.