x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 5

acessos 2.804

Alteracao de nome empresarial RFB

Viviane Silva

Viviane Silva

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 13 outubro 2010 | 14:17

Basta solicitar em programa próprio da RFB CNPJ 3.0 a alteração de nome empresarial, preencher as informações necessárias, algumas horas depois ( se não existir pendências nas informações enviadas) vai ser liberado um documento para o senhor chamado DBE, com este documento assinado e reconhecido firma o senhor encaminha junto uma cópia autenticada do contrato social. Não sei como é a Receita daí, mas se a falta de LTDA foi erro na liberação do CNPJ e não alteração eles podem solicitar todas as cópias dos contratatos desde a abertura para verificar se sempre teve LTDA aí eles alteram na hora ( desde de que esteja ocm horário marcado) o ideial é o senhor ir ao CAC de seu Estado, pois alguns procedimentos ( por mais padronizados que sejam) podem variar de Estado pra Estado.

Espero ter ajudado!

Vivi Silva
[email protected]
Tel: 12 97404-6798
Zuleica Riccio

Zuleica Riccio

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 6 janeiro 2011 | 18:24

Boa tarde a todos,

Estou com a seguinte situação e gostaria de saber se podem me ajudar.
Uma empresa individual foi aberta, e devidamente enquadrada em ME na Junta Comercial. No entanto, talvez por descuido de quem fez o cadastro, no momento da solicitação do CNPJ esqueceu-se de utilizar a expressão ME após o nome empresarial (Jose da Silva). A inscrição foi deferida e a empresa já está em atividade,inclusive com inscrição na prefeitura (sem ME).
Estou com duas dúvidas: 1- a não utilização da expressao ME seguida do nome empresarial pode causar algum tipo de problema para empresa?
2- como faço para fazer somente esta alteração?

Agradeço a quem puder me ajudar.
Atenciosamente, Zuleica Martins

RAFAEL FRANCHI BRAZ

Rafael Franchi Braz

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 7 janeiro 2011 | 15:24

Boa Tarde Zuleica!

A conselho que, seja feito um novo DBE solicitanto a inclusão do ME no CNPJ e uma nova FAC solicitando o ME na inscrição estadual. uma vez que empresa pode ter sim problemas por falta deste enquadramento no CNPJ e na Inscrinção estadual, por exemplo se for participar de alguma licitação, se for baixar a empresa pode ter complicações nada muito sério que não possa ser resolvido mas que, na hora gera um desgaste e uma perda de tempo precioso.

Rodrigo Pagliari

Rodrigo Pagliari

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 3 setembro 2012 | 09:05

Bom Dia

Quanto ao nome empresarial, tenho uma empresa que o a razão social é XXXXXXXXXXXXXX E CIA LTDA - ME. Porém os sócios me pediram para tirar essa expressão ME do nome empresarial, isso é possivel??? já pesquisei muito e não encontrei a resposta.

Obrigado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.