x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 15

acessos 4.972

baixa de empresa

SUELY COUTO DA SILVA MARINS

Suely Couto da Silva Marins

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 30 novembro 2010 | 18:08

Olá pessoal,

Estou precisando de uma grande ajuda.
Essa é a minha primeira vez que vou dar baixa em uma empresa. Essa é a situação.

A empresa esta inativa desde 2008, quando vou fazer o distrato para registrar na JUCERJA coloco a data de agora como baixa ou de 2008? Pois quando colocamos a data utilizamos a expressão :
A sociedade não mais pratica atos de empresa desde 30 de novembro de 2010, data do ultimo balanço.

É obrigatório esta empresa ter livro diário, ela movimentou de 2003 a 2007 mais o contador anterior só fez as declarações.
Como tenho que proceder?



Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 30 novembro 2010 | 22:21


Oi Suely, boa noite.

Infelizmente voce não mencionou o regime de tributação da empresa, se a mesma possui ativos e passivos, inscrição estadual, etc.

Mas partindo do princípio de que a empresa não possua, principalmente passivos, a fim de resguardar-se contra eventuais cobranças de sindicatos, alvarás funcionais e outros, no período em que a empresa esteve inativa, eu sempre adoto a seguinte expressão nos distratos que faço:

"A sociedade encontra-se inativa desde ___/___/____."

Ressalvando que para todos os fins legais, a data do distrato será a atual.

Não é cobrado no ato da baixa, os livros contábeis e se a empresa não possui débitos, não vejo problemas em entingui-la sem que os mesmos estejam escriturados.

Att

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Marta Couto

Marta Couto

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 13 anos Quinta-Feira | 2 dezembro 2010 | 10:56

Bom dia!

Estou precisando baixar na receita federal um inscrição de filial, porém não há registro do ato no órgão competente. Tem alguma forma de efetivar esse procedimento sem essa alteração contratual baixando-a? Talvez por ofício?! Caso sim, quais os procedimentos?

Obrigada.

Reinaldo César Felisbino de Castro

Reinaldo César Felisbino de Castro

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 2 dezembro 2010 | 22:45

Pessoal, é o seguinte: ARFB disponibilizou uma nova versao do Cadastro Sincronizado ( a 3.1 - coleta web ). Ele ficou fora do ar de 26.11 a 01.12.10 para que se fizesse essa atualização da versão.
Em 01.12.10 tentei fazer a baixa de 02 empresas na nova versão.
Porém no campo identificação da empresa onde eu tenho que colocar a natureza juridica, nessa nova versão nao está aparecendo as opções :
213-5 empresario e nem a
206-2 sociedade ltda

Ontem envie um e-mail para RFB acerca do assunto atraves do fale conosco do sitio da RFB porém so que até o momento nada de resposta.
Alguem sabe me dizer se mudou alguma coisa com relação a esses dois codigos de natureza juridica ?
O pedido de baixa dá erro acusando que falta definir esse codigo.

"A felicidade não se resume na ausência de problemas, mas sim na sua capacidade de lidar com eles." (Albert Einstein)

Reinaldo César Felisbino de Castro
Espaço Contábil - Lagoa da Prata MG
Romulo Casimiro

Romulo Casimiro

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 3 dezembro 2010 | 11:51

Aproveitando o gancho da amiga Suely, estou realizando a baixa de uma empresa, e na BAIXA DE INSCRIÇÃO NO CADASTRO DE CONTRIBUINTES DO ICMS, é requisitado:

RECEITANET:

Será o número de Agente Receptor SERPRO?
Ou algum número de acesso?

Obrigado!

ROGERIO CARLOS DE SOUZA

Rogerio Carlos de Souza

Prata DIVISÃO 2, Supervisor(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 3 dezembro 2010 | 12:11

Bom dia,

O RECEITANET é o programa de envio de declarações da Receita Federal, verifique se o seu está atualizado a mais recente versão é a 2010.02a;

Qual pocedimento você está fazendo para sair essa msn? é o sincronizado?


ROGERIO CARLOS DE SOUZA

Rogerio Carlos de Souza

Prata DIVISÃO 2, Supervisor(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 3 dezembro 2010 | 12:14

Bom dia, Reinaldo,

Acebei de enviar duas DBE'S de baixa, sendo uma LTDA e outra Individual e aperece normal as opções 206-2 e a 213-5...

veja se a sua versão foi atualizada corretamente, sugiro que exclua o programa e instale novamente.


ROGERIO CARLOS DE SOUZA

Rogerio Carlos de Souza

Prata DIVISÃO 2, Supervisor(a)
há 13 anos Terça-Feira | 7 dezembro 2010 | 12:27

Bom dia,

Use o mesmo procedimento de uma matriz, a diferença é que você não precisa levar a DIPJ de extinção, apenas o aditivo mencionado a baixa e a DBE assinada e reconhecida.

Use o PGD com o código 517 (baixa voluntária).


Sds,

Josimar Freitas

Josimar Freitas

Iniciante DIVISÃO 2, Gerente Contas
há 13 anos Domingo | 23 janeiro 2011 | 14:16

Amigos,
tenho uma empresa individual ME que parei de movimentar em 25/06/02, fiz todas as declarações da firma até hoje( declaração de inatividade), tenho CND INSS e da RFB, a única divida que tem é na prefeitura de Ribeirão Preto, baixei na Jucesp em 22/12/10 e descobri que no posto fiscal ela está cassada desde 31/12/2003. Como devo proceder para baixar na RFB e no estado? Preciso baixar em outros orgãos?
Abraços


Romulo Casimiro

Romulo Casimiro

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 2 fevereiro 2011 | 09:07

Josimar, Bom dia,

Estava com uma empresa na mesma situação aqui em São Paulo.
O fiscal da SEFAZ, me disse para colocar a data do PGD como está na Jucesp, e dar entrada na Receita como de costume, e se caso fosse solicitado a Portaria CAT 146/09 colocasse a data da inscrição cassada no campo Baixa a partir de :

Espero ter ajudado.


bernadino celestino do ssantos filho

Bernadino Celestino do Ssantos Filho

Bronze DIVISÃO 5, Consultor(a) Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 3 fevereiro 2011 | 00:04

Boa noite amigos; eu gostaria muito de saber dos senhores, qual a possibilidade de reativação de uma empresa baixada por forcça de lei (11941/09). esta empresa apresentou declaração de inatividade por mais de 5 anos.
por favor me ajudem é que tenho um cliente (novo) que me apresentou essa situação.

BERNADINO C SANTOS FILHO
TEC. CONTÁBIL
BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PÓS GRADUADO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR
PÓS GRADUANDO EM GESTÃO TRIBUTÁRIA
PÓS GRADUANDO EM CONTABILIDADE PUBLICA
INSTRUTOR DE CURSOS E TRENAMENTOS
CONSULTOR EMPRESARIAL.
Romulo Casimiro

Romulo Casimiro

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 4 fevereiro 2011 | 11:54

Prezados, bom dia

Se tratando de Baixa de empresa, tenho uma dúvida.
É uma LTDA e um dos sócios está na Austrália, porém preciso do RG ou CNH autenticada bem como o distrato assinado e autenticado. Como posso fazer isso da forma mais prática?
Alguém já fez esse tipo de Baixa?


Obrigado,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.