x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 4.125

registrar empresa de transportes

HELLEN FERNANDA DIAS DOS SANTOS

Hellen Fernanda Dias dos Santos

Bronze DIVISÃO 1, Não Informado
há 13 anos Quarta-Feira | 1 dezembro 2010 | 15:19

Eu tinha uma sociedade ltda , no qual o objetivo era comércio, o contrato social foi registrado na JUCEMS, agora estou fazendo alteração do contrato social e consolidando, a empresa sera somente de transportes e não mais comércio.
inclusive estou efetuando a alteração de razão social.
era comercial multrifrios e agora é str transportes ltda.

minha dúvida é? onde eu registro essa alteração? na junta comercial ou no cartório?

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 1 dezembro 2010 | 20:43


Oi Hellen, o termo "Transportes" por voce utilizado é muito vago.

Caso esteja se referindo a transportadora, sujeita a emissão de conhecimento de fretes, aí sim, é na Junta Comercial.

Volte a postar, com maior riqueza de detalhes, caso se faça necessário.

Att

Hugo

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
HELLEN FERNANDA DIAS DOS SANTOS

Hellen Fernanda Dias dos Santos

Bronze DIVISÃO 1, Não Informado
há 13 anos Quinta-Feira | 2 dezembro 2010 | 10:11

Obrigado Hugo
na verdade o contrato havia sido registrado na jucems por se tratar de comércio, agora a alteração que estou fazendo não vai ter nada a ver com comércio.
o cnae principal será: Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal , interestatual e internacional e os secundários todos relacionados com transportes também , inclusive transporte de passageiros .

também vou registrar na antt.

aproveitando, outra dúvida, devo relacionar todos os cnae no contrato social?

Hellen

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 2 dezembro 2010 | 10:34

Hellen, bom dia.

Então voce deverá obrigatoriamente efetivar registro na Junta Comercial do seu estado.

Sobre os CNAEs, não há a obrigatoriedade de relacionar no Contrato Social, mas que ficaria com um toque de maior qualidade, não duvide.

Particularmente, eu uso os CNAEs após descrição das atividades sociais no contrato social.


Att

Hugo.


N O T A:

Hellen, fique atenta na legislação do seu estado sobre a obrigatoriedade do uso dos conhecimentos eletrônicos, bem como da escrituração fiscal digital para esse segmento.

Att

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Marcia Barbosa

Marcia Barbosa

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 26 julho 2011 | 10:48

Bom dia amigos do Fórum,

Tenho uma dúvida e preciso da ajuda de vocês:
Ao registrar uma Sociedade Empresária Ltda, com a atividade de Transporte Escolar (CNAE 49.24-8/00) e Transporte Rodoviario de Passageiros, sob o regime de fretamento (49.29-9/01), os veículos a serem utilizados pela empresa estão em nome dos sócios.
Pergunto se alguem pode me dizer como devo proceder neste caso para o devido cadastramento junto ao DER, se há algum impedimento no registro pelo fato dos veículos não estarem no nome da empresa e sim, dos seus sócios.
Se algum colega fizer a contabilidade de uma empresa de transporte de passageiros e puder me auxiliar, desde já agradeço muito.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.