x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 6

acessos 1.095

Nome Empresarial

Juarez Mancilha

Juarez Mancilha

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Sábado | 11 dezembro 2010 | 13:23

Pessoal,
Estou fazendo a transformação de uma sociedade LTDA para empresário individual. O nome do empresário (fictício) é João Silva dos Santos. Eu posso colocar o nome da empresa como JS Santos ou teria que ser JS "dos" Santos? Parece simples mas não quero correr o risco de voltar o processo só por causa disso.

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Sábado | 11 dezembro 2010 | 15:02

Boa tarde Juarez Mancilha!


De acordo com orientações do DNRC, no nome empresarial do Empresário, você deverá "Indicar o nome completo ou abreviado do empresário, aditando, se quiser, designação mais precisa de sua pessoa (apelido ou nome como é mais conhecido) ou gênero de negócio, que deve constar do objeto.

Não pode ser abreviado o último sobrenome, nem ser excluído qualquer dos componentes do nome. Não constituem sobrenome e não podem ser abreviados: FILHO, JÚNIOR, NETO, SOBRINHO etc., que indicam uma ordem ou relação de parentesco.

Sugere-se que seja requerida à Junta Comercial pesquisa sobre a existência de registro do nome empresarial escolhido, para evitar colidência e a conseqüente colocação do processo em exigência.

Havendo nome igual já registrado, o empresário deverá aditar ao nome escolhido designação mais precisa de sua pessoa ou gênero de negócio que o diferencie do outro já existente.

Exemplos de nome empresarial (firma):

José Carlos da Silva Filho, ou
J. Carlos da Silva Filho, ou
José C. da Silva Filho, ou
José Carlos da Silva Filho Mercearia.

Não é necessária a indicação de pontos nas abreviaturas, o uso, entretanto, não invalida a informação.

Ex.: G L de Almeida
T. A. e Silva
".

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Juarez Mancilha

Juarez Mancilha

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 13 dezembro 2010 | 10:20

Prezado Wilson,

Obrigado pelas informações, eu já tinha lido esta orientação mas ela não deixa clara a dúvida que tenho no nome, ou seja uso o "dos Santos" ou posso usar apenas "santos" suprimindo a palavra "dos".

Será que este detalhe colocaria o processo em exigÊncia? Como exemplo o meu próprio nome: poderia ser J.M. Santos ou teria que ser J.M.dos Santos?

marcelo oliveira mendes

Marcelo Oliveira Mendes

Ouro DIVISÃO 2, Relações Públicas
há 12 anos Domingo | 25 setembro 2011 | 13:58

Maria dos Prazeres Noronha De Jesus

O objeto social é a cláusula mais importante em um contrato social através dele distingue o ramo de atividades, se vai precisar ou não de inscrição estadual ou outras licênças para o funcionamento da empresa, gera o cnae e várias outras questões ref.: a abertura, funcionamento, tributação etc...

Caso á coléga tenha alguma dúvida volte a postar

Marcelo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.