x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 13

acessos 3.757

Empresa Individual

erlane m. silva

Erlane M. Silva

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 4 janeiro 2011 | 15:18

Boa tarde!

- Depende da situação como por exemplo:

- Se a empresa individual tiver como razão social Manoel Pereira da Silva Importações - ME. essa razão pode sim, ser alterada para:

M.P. da Silva Importações - ME., ou se alterou o objeto da empresa para Representante "por exemplo" ficará assim:

M.P. da Silva Representação - ME (e assim sucessivamente).

- Em relação ao nome fantasia você pode alterar a qualquer momento, basta transmitir um PGD de de alteração do nome fantasia e consultar o pedido pelo site da Receita Federal, dependo da localidade a liberação é feita no mesmo dia.

Att,

Erlane
Aquila Ferreira

Aquila Ferreira

Bronze DIVISÃO 4, Encarregado(a) Produção
há 13 anos Terça-Feira | 4 janeiro 2011 | 16:31

Erlane Boa tarde.

Então a minha dúvida é a seguinte quanto a alteração: como ela é individual e o contrato dela é o requerimento de empresário, para eu alterar o nome da empresa eu preencho outro requerimento de empresário ou faço pelo PGD tb igual ao nome fantasia que vc falou?

Obrigado

Áquila Ferreira

erlane m. silva

Erlane M. Silva

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 5 janeiro 2011 | 08:01

Olá, Bom dia!

- Empresa individual não possui contrato e sim Requerimento de Empresário, porém, você deverá entrar no site da JUCESP e clicar no link empresa individual e preencher a opção de alteração do nome empresarial.

Obs.: no site da JUCESP, a opção de alteração a “SIGLA DO ATO” é B7 (Alteração do Nome Empresarial).

- Quando você concluir todo passo que o próprio programa irá “pedir”, você irá criar um novo Requerimento Empresário, porém, ele será de alteração e com os dados atuais da empresa.

- Após concluir esse passo é só protocolar para a averbação na JUCESP, e conseqüentemente realizar a atualização nos demais órgãos competentes.

Espero ter esclarecido suas dúvidas,


Att,

Erlane
Tulio Cussioli

Tulio Cussioli

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 7 fevereiro 2012 | 14:17

pessoal, boa tarde.
Eu estou com umas dúvidas relacionadas ao assunto acima, mas são específicas ao Nome Fantasia.

1) Eu tenho uma Sociedade Limitada, com um determinado nome fantasia. Para alterar este nome Fantasia, eu preciso fazer alguma alteracao no contrato social e na Jucesp ?

2) No PGD, em alteracao de PJ, quando eu seleciono só a opção "Dados Cadastrais / Situações Especiais", com o código 221 (Alteracao de Titulo do Estabelecimento / NOme Fantasia), quando vou transmitir, o sistema retorna informacao de que é necessário selecionar também os "Dados Cadastrais Especificos do Estado".
Selecionando também esta opção, e mantendo o evento 221, nao consigo salvar o documento, pois o sistema pede para informar as alterações referentes ao evento de Dados Cadastrais Especificos do Estado.

Nao sei se consegui explicar direito o problema desta segunda dúvida.

Alguém sabe como proceder ?

Desde já agradeço a todos pela ajuda

Jacyara Alves da Silva

Jacyara Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 7 fevereiro 2012 | 20:49

Tulio,

Aqui no meu Estado, quando a alteração é de nome de fantasia -'no caso de sociedade empresária - a SEFAZ determina que seja por alteração contratual devidamente registrada na JComercial. Será que aí também não é o mesmo procedimento?

Recomendações

Tulio Cussioli

Tulio Cussioli

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 8 fevereiro 2012 | 09:38

oi Jacyara. Bom dia.
Obrigado pelas informações. Eu vou verificar com a sefaz daqui pra ver se eles tem alguma determinacao sobre isso.

Abr

Milton da Silva Chiga

Milton da Silva Chiga

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 15 fevereiro 2012 | 14:44

oi amigos

ref. aos assuntos abordados acima, tambem tenho uma semelhante!
foi aberto o MEI com o mesmo nome do CPF, que por acaso foi feito diferente dos demais documentos, exemplo: no RG e CNH está Cosme (o correto) e CPF COSMO, o nome ao qual esta o MEI. Então foi regularizado o CPF, a dúvida é consigo mudar o nome Cosmo para Cosme nos orgão competentes ao MEI,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.