x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 8.149

abrir nova empresa e ignorar pendências fiscais

MARCELO

Marcelo

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 14 janeiro 2011 | 12:46

Tenho uma empresa de representação comercial em sociedade, porém não venho pagando os impostos e nem entregando as obrigações. gostaria de saber se posso abrir uma outra empresa de representação em sociedade e deixar empresa está com débitos fiscais continuar em atraso ou quando eu for criar um novo CNPJ a receita vai me bloquear devido meu CPF estar amarado como sócio da empresa que está com débitos

Josiane Schneider

Josiane Schneider

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 14 janeiro 2011 | 13:23

Marcelo,não tenho o embasamento legal agora,tenho que pesquisar um pouco mais. No entanto pelo que me recordo a Receita não irá bloquear seu CPF para abrir uma nova empresa, mas como é no mesmo seguimento da existente você será responsável pelos débitos da antiga.

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Sábado | 15 janeiro 2011 | 16:06


Marcelo, boa tarde.

Corroborando com a opinião da Josiane, voce não terá problemas para abrir uma nova empresa, já que a SRF enviará os débitos para a dívida ativa e se assim não pagas, seguirá para cobrança judicial.

Mas na verdade a SRF não impede que empresas com débitos impeçam seus sócios de continuar trabalhando.

Os sócios da empresa poderão vir a ter problema junto a agências bancárias , caso tais débitos sigam para a dívida ativa e alí não negociados.

Att

Hugo.


NOTA

Atividades como as de representação comercial, mesmo que emitam uma nota fiscal por mês, pagam encargos elevatíssimos, podendo chegar a quase 15%, e isso só falando dos impostos federais mais ISS.

Dessa forma, o empresário desse ramo, se receber por exemplo, R$ 5,000,00 no mês, já têm que deixar reservado os R$ 750,00 para pagar o quinteto: PIS, Cofins, CSLL, IRPJ e o ISS.

Se assim não proceder, achando que toda a comissão seja renda, ao se atrasar os primeiros pagamentos do impostos, não demora para logo, logo, chegar a 10.

E aí coisa fica fora de controle.

Marcelo, e essa inadimplência por voce citada é corrente nesse ramo, de forma que quando tenho em minha carteira clientes com o ramo de representação comercial, procuro ser bem explícito ao explicar os (altos) custos de impostos. Se este começa a atrasar os pagamentos dos impostos, o bom senso me diz que posso devolver a escrita, pois o que me sobraria, seria refazer guias para quase sempre, não serem pagas.


Att


Hugo

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.