x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 13

acessos 20.437

Como vincular o contador ao microempreendedor

Alessandra Ranzan

Alessandra Ranzan

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Administrativo
há 13 anos Terça-Feira | 18 janeiro 2011 | 15:41

Boa tarde!

Gostaria de saber como faço para vincular o contador no cadastro de CNPJ de um microempreendedor.
No PGD coloco o código 232, e na resposta aparece usuário não vinculado ao CNPJ.
Achei muito estranho, pois se estou incluindo um contador, ele não estará vinculado ao CNPJ mesmo, não é isso?

Tenho outra dúvida, agora que o cadastro do microempreendedor ja foi realizado, posso incluir o nome fantasia pelo programa PGD, gostaria de saber se alguém ja conseguiu incluir o nome fantasia no MEI depois do cadastro finalizado. Afinal estou tentando vincular o contador apenas para fazer essa alteração.


Desde já agradeço a atenção de todos!


Obrigada!

Wilson Ribeiro

Wilson Ribeiro

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 13 anos Sábado | 5 fevereiro 2011 | 00:14

Alessandra,

Se for comercio, para Vincular Contador e incluir nome fantasia você precisa digitar sua senha da Secretaria da Fazenda (PFE) como contabilista ou solicitar uma senha para o contribuinte, no preenchimento do cadastro do CNPJ será solicitado usuario e senha, espero ter ajudado.

Att.
Wilson

Juliana de Moraes Mariano

Juliana de Moraes Mariano

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 13 anos Quinta-Feira | 10 fevereiro 2011 | 15:24

Prezados, estou tentando fazer a mesma coisa que a Alessandra! Incluir nome fantasia.

Não está sendo deferido meu pedido com o seguinte motivo:

Falta certificado digital e senha e usuario do PFE.

Porém o MEI é um eletricista e no certificado só saiu CNPJ e NIRE.

Apesar de não possuir inscrição estadual, tem que digitar o usuario e senha do contador? Já que não há contador vinculado, o primeiro passo é primeiro vincular e depois enviar a solicitação para inclusão do nome fantasia?

Mauricio Martinez Rodrigues Eiras

Mauricio Martinez Rodrigues Eiras

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 13 anos Quinta-Feira | 10 fevereiro 2011 | 15:32

Olá Alessandra,

Reiterando o que disse o colega Wilson, com a nossa senha de contabilista, da mesmo essa recusa, vc precisa primeiro criar senha do posto fiscal on-line para o teu cliente (caso de comércio), e depois enviar o pgd e qdo ele pedir a senha vc vai colocar a senha do cliente, ai será aprovado. Não faz sentido alterar no pgd, pois não existe crc cadastrado pra mei, por isso esse procedimento antes.
Abrçs.

Adm. Mauricio Eiras
CRA/SP 78377
MBA Gestão Financeira e Controladoria
Juliana de Moraes Mariano

Juliana de Moraes Mariano

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 13 anos Quinta-Feira | 10 fevereiro 2011 | 15:35

Mauricio, e no caso do cliente ser só prestador de serviço?

Mesmo clicando em "Não" no PGD, a solicitação não é atendida com os motivos que mencionei acima.

Você sabe alguma coisa à respeito?

Mauricio Martinez Rodrigues Eiras

Mauricio Martinez Rodrigues Eiras

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 13 anos Quinta-Feira | 10 fevereiro 2011 | 16:18

Olá Juliana de Moraes,

Vc, colocou na fcpj os cods 232 e 221 ? alterando o contabilista e nome fantasia. A cx de msg perguntando se tem inscr estadual é aberta, clica em não e informa a senha do escritorio. Caso tenha feito isso, e.....é estranho pois, não deveria passar pela analise da SEFAZ, pois se trata de serviços.
abrçs

Adm. Mauricio Eiras
CRA/SP 78377
MBA Gestão Financeira e Controladoria
Juliana de Moraes Mariano

Juliana de Moraes Mariano

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 13 anos Quinta-Feira | 10 fevereiro 2011 | 16:23

Mauricio, só estou colocando o 221, precisa do 232 também?

o MEI foi aberto anteontem, como não tem nenhum contabilista responsável, tem que abrir o 232 (alteraçao de contabilista) e na verdade incluir um novo?!

Juliana de Moraes Mariano

Juliana de Moraes Mariano

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 13 anos Segunda-Feira | 14 fevereiro 2011 | 08:26

Pessoal, não deu certo denovo!

Coloquei os dois eventos, e deu a seguinte mensagem:

Sua solicitação não foi atendida pelo(s) motivo(s) abaixo indicado(s):

ÓRGÃO SEFAZ-SP
MOTIVO

Usuário não vinculado ao CNPJ da solicitação

Eu tenho que vincular em algum outro lugar antes?

Mauricio Martinez Rodrigues Eiras

Mauricio Martinez Rodrigues Eiras

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 13 anos Segunda-Feira | 14 fevereiro 2011 | 13:32

Olá Juliana,
Tive um caso parecido, antes de qq coisa, cadastrei a senha no posto fiscal, montei a fcpj com os 2 codigos, 221 e 232, e entrei com a senha do contribuinte e foi deferido num prazo de 1 hora. Entre em contato com o posto fiscal ai da tua região, por telefone mesmo, e veja o motivo pela qual estão indeferindo.
Abrçs

Adm. Mauricio Eiras
CRA/SP 78377
MBA Gestão Financeira e Controladoria
Juliana de Moraes Mariano

Juliana de Moraes Mariano

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 13 anos Segunda-Feira | 14 fevereiro 2011 | 22:22

Mauricio, boa noite!!

Eu vou tentar mas nao sei nao, pq esse MEI é prestador de serviço (instalações elétricas).. será q eles vão dar usuario e senha?

vou até lá e qq novidade coloco aqui!

muito obrigada!

ANDRÉ LUIZ ALVES DE CARVALHO

André Luiz Alves de Carvalho

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 15 fevereiro 2011 | 12:24

Caros amigos,

A alguns meses atrás consegui inserir o nome fantasia no MEI, mais so consegui porque aproveitei o embalado de uma outra situação que me foi exigida perante a Prefeitura, pois para emitir o talão de nota fiscal de serviço tive que fazer um cadastro na prefeitura. Nesse cadastro como o MEI está trabalhando e uma sala cedida, tive que fazer uma declaração de cessão e fazer o DBE alterando o endereço dele incluindo um complemente ex: "SALA C" so para diferenciar do endereço da outra empresa que já existe no mesmo endereço, fui a RFB e levei copia de documento autenticado e o DBE, pois para que o DBE seja aceito tem que ter algum documento que comprove o motivo daquela alteração. E com isso coloquei lá o nome fantasia que foi homologado sem nenhum problema.

Espero ter ajudado grande abraço.

André Carvalho
Encarregado Contábil
(069) 9237-1208
[email protected]
TIAGO CORDEIRO

Tiago Cordeiro

Iniciante DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 2 fevereiro 2012 | 10:27

Ola Pessoal,

Estou com o mesmo problema do pessoal. Estava tantando fazer uma alteração para um MEI como o PGD da "coleta online", porem ao inserir o nome de usuario do PFE ele alterava para letras "maiscula" e dava erro. Seguindo o conselho de amigos aqui do forum, fiz pelo PGD offline, e apareceu o motivo de indeferimento: "usuario nao vinculado..."
Acho que terei que fazer primeiro o cadastro do cliente no PFE e depois tentar reenviar, estou indo ao PF, se der certo posto aqui.

Grato a todos pelas informaçoes.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.