x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 23

acessos 25.809

Custo Baixa MEI

Patricia Rezende

Patricia Rezende

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 4 fevereiro 2011 | 10:51

Bom dia amigos,

Li no artigo Desvantagens do MEI (Micro Empreendedor Individual)

1 - Formalização sem custos - realmente fora disponibilizado ao contribuinte a opção de formalizar-se sem custos, porém o que não fora divulgado é que para encerrar ou alterar os custos serão maiores do que uma empresa enquadrada em outro regime de tributação. Em um trecho da página do MEI na internet pode-se verificar a seguinte afirmação: "O Empreendedor Individual por enquanto tem facilitada apenas a sua formalização (...)".

Alguém já fez a baixa de um MEI? Qual o custo?

Obrigada.

Patrícia Rezende

Wilson Ribeiro

Wilson Ribeiro

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 4 fevereiro 2011 | 23:38

Patricia,

Por enquanto a baixa de um MEI, é igua a de qualquer outra empresa: Baixa na Junta Comercial, Receita Federal, Secretaria da Fazenda (se for comercio) e Municipio, sendo assim o custo é igual a baixa de uma empresa enquadrada na tributação normal do Simples, em novembro encerrei uma MEI eos procedimentos são os mesmos.

Att.
Wilson

Oliveira

Oliveira

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 13 anos Sexta-Feira | 18 fevereiro 2011 | 21:45

Boa noite..!tenho um pequeno bazar,e no ano passado pedi para um contador vizinho meu,me registrar como MEI(eu não sabia que eu mesmo podia fazer) e ele fez,paguei ele direitinho,mas fez errado,ele me registrou como ME,dai fiquei muito chateado,mas não o procurei mais,se passaram 6 meses mas nunca usei o cnpj, para não dar mais problemas,e em Outubro de 2010 indicado por um amigo,falei com outro contador para dar baixa,paguei as dívidas,declaração IR etc..e combinamos de nos acertarmos no final..mas ja se passaram 4 meses e ele nem me deu sinal de nada,realmente tudo esta dando errado pramim,ele pelo menos devia me dizer alguma coisa.Será que é demorado assim mesmo?estou preocupado,porque eu continuo na ilegalidade,e quero evitar ter problemas..

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 13 anos Sábado | 19 fevereiro 2011 | 09:22

Wilson bom dia, sou estudante de contabilidade e iniciando minha jornada profisional num escritório contábil.

Tenho uma missão: encerrar o MEI de um cliente que se cadastrou em 14/02/2010.

Em abril do mesmo ano ele deixou de ser MEI, poderia me explicar como isso aconteceu?

Se consulto ele na junta dá que é Empresário
No CNPJ tb.

E agora tô super confuso rsrs será que poderia me orinentar de como proceder?

Muito obrigado

LUCAS MAGRANI

Lucas Magrani

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 24 fevereiro 2011 | 14:06

Boa tarde!

OLIVEIRA, o procedimento de baixa costuma ser rapido, e não leva 4 meses... a não ser que ele não tenha dado entrada na baixa. Te aconselho a procura-lo ou um outro contador competente.

CRISTIAN, pode ter ocorrido o seguinte, ao inves de abrir como MEI abriu como EI.

E outra, como ele deixou de ser MEI, se voce esta tentando encerrar agora??? O fato de não utilizar o CNPJ não caracteriza baixa.

Att

A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo.
(PETER DRUCKER)
João

João

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 4 março 2011 | 16:20

Por gentileza, gostaria de saber se para encerar uma MEI, com ramo de atividades de indústria é necessário preencher o anexo III DO posto fiscal do estado? ou seja, o MEI também é obrigado a baixar a Inscrição estadual, mesmo não havendo livros e documentos fiscais??

Obrigado.

Wilson Ribeiro

Wilson Ribeiro

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 4 março 2011 | 17:24

Ola Patricia,

Os procedimentos são iguais a uma empresa normal do simples, inclusive os custos tambem

1º - Junta Comercial
2º - Receita Federal
3º - Estado (insc. estadual), no caso de comercio ou industria
4º - Prefeitura

Esrpero ter ajudado

Att.
wilson

Wilson Ribeiro

Wilson Ribeiro

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 4 março 2011 | 17:31

Antonio,

Sim, se a empresa for contribuinte do estado terá que preencher o anexo III e juntar os documentos de acordo com a Port. Cat.146/09, mesmo não tendo livros ou notas fiscais.

Att.
Wilson

marcelo oliveira mendes

Marcelo Oliveira Mendes

Ouro DIVISÃO 2, Relações Públicas
há 13 anos Quarta-Feira | 20 julho 2011 | 16:34

Oliveira

o senhor tem uma micro empresa o seu primeiro contador por sua vez amigo e vizinho, fez o contrário doquê o sr.: pediu a ele., agóra outro amigo indica um contador para efetuar uma baixa de uma micro empresa e demora quatro mesês sem resposta alguma.

aconselho o senhor a mudar de amigos e também de contador., pois amigos désta espécie quéro distância e contadores quê faz uma coisa désta denigre com todo uma categoria quê procura trabalhar com dignidade e respeito ao seus clientes.

boa sorte

marcelo

Marcelo

Marcelo

Iniciante DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 29 setembro 2011 | 23:30

Aqui em Minas Gerais procedimento idêntico ao empresario individual;
baixa na Jucemg R$72,11 depois fazer DBE de baixa (com data da aprovação pela Jucemg) liquidação voluntaria, declaração de extinção e protocolar na Receita Federal, se estiver com todos DAS quitados OK, se tiver dividas as mesmas irão para o CPf do empresario.

SONIA DOS SANTOS

Sonia dos Santos

Ouro DIVISÃO 1, Gerente
há 12 anos Sexta-Feira | 30 setembro 2011 | 09:38

bom dia, fiz abertura de um um mei no dia 14/09/2011 e gerei o carne de DAs pra ele pagar. no dia 15/09/2011 ele se arrependeu e pediu a baixa, ja encaminhei para a jucesp o pedido de baixa, ele quer saber se precisa pagar essas guias que gerou?, ou essa divida vai pro CPF dele?

Sônia dos Santos.. Gerente de Expediente
OSMAR LUIS CORNACHIONE

Osmar Luis Cornachione

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 3 outubro 2011 | 10:36

Sonia
Bom dia

Se a baixa na JUCESP saiu com data de 30/09/2011, não precisa pagar o DAS referente a outubro/2011 que venceria em Novembro/2011, só é devido o DAS referente a Setembro/2011 que vencerá em Outubro/2011.

abraço

Clayton

Clayton

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 5 outubro 2011 | 13:50

Estou executando o processo de baixa em uma empresa MEI prestadora de serviço.

Já baixei na Junta comercial e na Receita federal.

Falta baixar na prefeitura.

A empresa nunca contratou funcionário, portanto, nunca precisou enviar as obrigações acessórias.

Minha dúvida: É necessário baixar a empresa também na Receita Previdênciaria?

Por que eu li em alguns fóruns que é necessário tal procedimento.

Desde já obrigado pela ajuda.

Clayton
_______________________________________________
Contador
ROSE

Rose

Bronze DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 6 outubro 2011 | 11:21

Bom dia Clayton !
Vc deve fazer o encerramento em todos os órgãos governamentais.
Porque por mais que vc nao tenha registrado nenhum funcionário
é de conhecimento daquele órgao que sua empresa existe. Contudo
vc deve comunicar àquele órgao que ela não existe mais. Foi extinta !

Boa sorte !

Rose

Casa do Laptop : ) Sua Grife em Portáteis ; )
Rua dos Gusmões, 310 Loja 10 - Santa Efigênia - São Paulo - SP
Visite: https://www.casadolaptop.com.br
Fones: (11) 3223-9000 ou (11) 3334-0243

* Peças e serviços para laptops ou computadores portáteis *

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.