x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 15

acessos 3.460

Capital Social

GISELE CRISTINA MAGALHAES

Gisele Cristina Magalhaes

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 15 fevereiro 2011 | 14:26

Por favor, gostaria de saber se eu posso estipular qualquer valor do capital social, a empresa é uma transportadora e os socios tem 3 caminhões eles gostariam de coloca-los como capital da empresa, gostaria de saber se tenho que colocar o valor correto dos caminhoes ou posso colocar um valor abaixo. Eu abri um escritório a pouco tempo e nao tenho muita experiência em aberturas de empresa. Ficarei muito grata se me ajudarem.

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 16 fevereiro 2011 | 23:54

José Marciano, boa noite.

Caso consulente adote sua sugestão, então como ficaria a declaração de imposto de renda dos sócios, caso por exemplo, o valor declarado seja inferior a essas avaliações?

Há de se observar neste caso sobre a possibilidade de ganhos de capital, sujeito a tributação de 15%.

A coerência indica que a melhor solução seria transferir os bens até o valor declarado na DIRPF.

Att

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
LEANDRO POLISSENI SOARES

Leandro Polisseni Soares

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 17 fevereiro 2011 | 11:34

Boa tarde Gisele

Se estes sócios, anteriormente estavam desobrigados da entrega do IRPF, não existe a obrigatoriedade de tal comprovação.
Se estavam obrigados, creio que já devam estar lançados em declaração de IRPF.
De qualquer modo, esta é uma questão fácil de ser resolvida, ok.

Com relação ao modelo:

Cláusula xxxxx - Capital Social

O capital social será no valor de R$xxxxxxx, em bens moveis, divididos em XXXXXXX cotas, no valor nominal de R$XXXXX cada uma, ja integralizado neste ato pelos socios da seguinte forma:

O sócio Fulano de Tal, integraliza neste ato: 01 caminhão (toda especificação do bem), no valor de R$xxxxxxx;

O sócio Beltrano de Tal, integraliza neste ato: idem

Fica então o Capital Social subscrito da seguinte forma entre os sócios:

Fulano de Tal - xxxx cotas de R$xxxx = R$XXXXXX
Beltrano de Tal - xxxx cotas de R$ xxx = R$ XXXXX


Abraços e espero ter ajudado
Leandro

GISELE CRISTINA MAGALHAES

Gisele Cristina Magalhaes

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 17 fevereiro 2011 | 16:10

Leandro,

Surgiu uma outra dúvida, são 3 sócios essa transportadora, só que os caminhões estão todos em nome de 1 apenas, inclusive ele declarou seu IRPF ano passado, como pode ser feito com outros sócios. Posso colocar cada socio com 1 caminhão, mesmo que os caminhões estão em nome de 1 sócio?

LEANDRO POLISSENI SOARES

Leandro Polisseni Soares

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 17 fevereiro 2011 | 16:48

Boa tarde Gisele

Não te aconselharia a fazer isso não. A não ser que exista um contrato de compra e venda deste bem. Mesmo assim, este contrato não te garante juridicamente que o caminhão é deste sócio.
Neste caso, o interessante seria os outros sócios integralizarem os valores em espécie.
Não sendo isso possível, que esses sócios entrem com valores menores, o sócio(dono dos caminhões) entre com apenas 01, e que faça um contrato de arrendamento/leasing dos outros 2 caminhões para a empresa.

Abraços
Leandro

LUCAS MAGRANI

Lucas Magrani

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 17 fevereiro 2011 | 17:31

Boa tarde Gisele.

Uma outra forma de se ter uma ideia dos valores dos bens, é através da Tabela FIPE - FUNDAÇÃO INSTITUTO DE PESQUISA ECONOMICA.
Neste link poderar ter acesso https://www.fipe.org.br

Abraços
Lucas

A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo.
(PETER DRUCKER)
GISELE CRISTINA MAGALHAES

Gisele Cristina Magalhaes

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 18 fevereiro 2011 | 14:38

Boa tarde Leandro,

Então não tem problema se o capital deles serem menor do que no valor real(a soma dos 3 caminhões) e em moeda corrente ao invés de entrar como um bem? Pelo fato dos caminhões estarem no nome de apenas 1 sócio? A soma dos caminhões está em 250.000,00 e se colocar como moeda não tem problema se colocar 100.000,00?
Obrigada

LEANDRO POLISSENI SOARES

Leandro Polisseni Soares

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 18 fevereiro 2011 | 18:02

Boa tarde Gisele

Não há problema algum. O que vai acontecer é que a participação societária deste 2 sócios será menor do que a do 1º sócio, ok.

Mas se vc quiser, pode ter uma cláusula neste contrato, especificando que a integralização do valor XXXX, será feita até a data YY/YY/YYYY, ou seja, eles podem integralizar no ato R$ XXXXX e o restante até a data YY/YY/YYYY, ok.

Abraços
Leandro

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 31 janeiro 2012 | 21:57

Vanderlei,
boa noite.

Os bens para que fossem incorporados ao capital social da empresa deveriam estar em nome dos sócios, e já estando alocados no imobilizado, ja pertencem à entidade.

Vale lembrar que cabe aos sócios a responsabilidade da referida integralização, que poderia ser dar, por exemplo, com as Reservas dos Lucros, constantes no PL. Jamais com os bens do imobilizado.

Att

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.