x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 6

acessos 5.032

abertura empresa-professor

Sergio Roberto

Sergio Roberto

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 13 anos Quarta-Feira | 2 março 2011 | 19:03

Terminei meus estudos e consegui uma vaga de professor em uma instituição de ensino superior. A instituição somente efetua pagamentos através de nota fiscal. Procurei um colega contador e o mesmo disse que eu não posso abrir empresa a não ser que eu constitua uma sociedade. Gostaria de saber se isso procede? se for constituir como sociedade, qual o CNAE devo utilizar (ele me passou o 8533-3-00 mas a descrição diz que é para instituição de ensino...mas na verdade não vou ter uma estrutura)? caso nada disso seja possivel, qual a forma de me regularizar para estar recebendo meu salarios?

agradeço desde já

att

Sergio

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 3 março 2011 | 14:50

Sérgio, boa tarde.

Quanto a ter que abrir uma sociedade, o contador que forneceu tal informação está correta.

Hoje a fim de evitar custos com encargos sociais e direitos trabalhistas, algumas empresas têm exigido que seus colaboradores, no que entendo como sendo autônomos, recebam seus valores se constituirem empresas, e no seu caso, uma limitada.

Não vou aquí entrar no mérito previdenciário e trabalhista da legalidade ou não por parte de tal exigência pela contratante.

Caso você opte por aceitar, veja diretamente na faculdade, qual a cláusula específica que deverá constar no objeto social da empresa a ser constituída.

De fato, o CNAE por voce citado não procede.

Entendendo que a atividade por voce exercida não poderá ser incluída como do Simples Nacional, atente-se para os altos custos dos impostos deste segmento, que podem chegar a 16% do faturamento bruto.

Boa sorte.

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Sergio Roberto

Sergio Roberto

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 13 anos Quinta-Feira | 3 março 2011 | 15:16

Prezado Hugo, boa tarde!

Agora entendi porque meu amigo me indicou esse forum para tentar tirar minhas dúvidas, pois pessoas como você fazem com que a credibilidade e sucesso de um forum sejam garantidos. Obrigado pelas informações.
Apenas para prestar um merecido esclarecimento a você e diferente do que o outro colega seu disse, não observei nenhuma intenção da instituição em burlar as obrigações trabalhistas, mas sim um meio de tentar atender a outros requisitos legais. Eles conversaram comigo a esse respeito e disseram se tratar de uma situação complicada, pois irei realizar o serviço de forma esporadica e inclusive eles cobrem todos os custos que terei com a empresa. Falaram inclusive da RPA porém por norma interna são proibidos de realizar esse tipo de pagamento, então sobrou a questão da empresa.

Felicidades e irei seguir sua orientação e conversar com eles novamente

att

Sergio

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 3 março 2011 | 15:28

Ok Sérgio Roberto.

Na sua mensagem primitiva não ficou explícito de que iria prestar serviços de forma esporádica.

Disponha do Fórum sempre que necessário.

Att

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.