x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 905

descaracterização empresa individual

Roberto S. pinto

Roberto S. Pinto

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 2 março 2011 | 22:41

A pedido do colega Saulo, estou repetindo a questão abaixo nesta sala
pessoal, preciso de vocês novamente. Li e tornei a ler diversos assuntos e materias a esse respeito, mas acho que esse meu cabeção não está mais conseguindo assimilar...na verdade, quanto mais aprendo mais descubro que menos sei.
"Não se caracterizam como empresa individual, ainda que, por exigência legal ou contratual, encontrem-se cadastradas no CNPJ (RIR/99, arts. 214 e 215) ou que tenham seus atos constitutivos registrados em Cartório ou Junta Comercial, entre outras...
a) as pessoas físicas que, individualmente, exerçam profissões ou explorem atividades sem vínculo empregatício, prestando serviços profissionais, mesmo quando possuam estabelecimento em que desenvolvam suas atividades e empreguem auxiliares (RIR/99, art. 150, § 2º, I);"
Levando esse texto em conta, se uma pessoa juridica registrada individualmente (empresario) ser equiparada a pessoa fisica
1- O tomador do serviço não poderá reter tributos (irrf, csrf) como pessoa juridica e sim como pessoa fisica (tabela)? como o tomador do serviço poderá tomar conhecimento dessa condição?
2- A pessoa juridica descaracterizada, não estará obrigada a apresentar as declarações normais de uma empresa e efetuar os pagamentos dos tributos normais? como na pratica acontece essa descaracterização? deve esperar uma notificação da receita federal?
3- Uma profissão regulamentada (as que não podem abrir empresa)sempre será considerada como autonoma e deverá apresentar RPA para o tomador de serviço?

agradeço

att

Roberto

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 3 março 2011 | 16:02


Caro Roberto, boa tarde.

Acharia interessante que voce postasse dúvida específica, como por exemplo, qual a atividade a que se refere, para que possamos tentar auxiliá-lo a contento.

Att

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.