x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 2.746

Distrato Social - Como proceder

Paulo Pedroso

Paulo Pedroso

Bronze DIVISÃO 3, Analista Sistemas
há 13 anos Segunda-Feira | 28 março 2011 | 10:30

Bom dia colegas!

Preciso de uma orientação dos nobres amigos.

Tenho uma empresa aberta onde possui 2 sócios sendo eu e outra pessoa, cada uma com cotas de 50% nas ações, sendo que o sócio-administrador da empresa sou eu, não pretendo mais continuar sendo sócio dessa empresa, desejo sair, más meu sócio diz não querer de forma alguma assinar a documentação.

Gostaria de fazer um "Distrato Social" me retirando de qualquer jeito dessa sociedade, mesmo sem a assinatura dele, minha dúvida é a seguinte, eu devo contratar um "Contador" ou um "Advogado", ou ambos profissionais para solucionar este meu problema ?

Preciso desse esclarecimento para contratar esse profissional.

Também, caso alguém conheça algum profissional que já tenha feito esse tipo de trabalho e puder me indicar ficarei muito agradecido.

Obrigado pela atenção de todos, abraços...

MARCELO HENRIQUE PALMA

Marcelo Henrique Palma

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 28 março 2011 | 11:29

bom dia, caro colega

Com relação a sua saída da empresa não é necessário fazer um distrato social e sim solicitar sua saída da empresa, ficando a empresa como unipessoal, durante 180 dias, passado este prazo se o sócio remanescente não tiver outro sócio para colocar no seu lugar a empresa fica bloqueada na JUCESP podendo somente ser encerrada.

O procedimento nestes casos quando há discordância do sócio, é necessário realizar os procedimentos que provavelmente encontra-se em clausula no seu contrato social, aconselho a solicitar uma ajuda profissional de um contator proximo, ok.

Saudações...

Paulo Pedroso

Paulo Pedroso

Bronze DIVISÃO 3, Analista Sistemas
há 13 anos Segunda-Feira | 28 março 2011 | 15:26

Obrigado pela orientação Marcelo.

Estarei procurando um contador para dar andamento a documentação necessária, caso alguém queira pegar esse trabalho fica aqui em aberto para conversarmos.

Abraços.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.