x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 24

acessos 11.205

Alteração de nome empresarial

CARLA RANGEL REICHE VELLOSO

Carla Rangel Reiche Velloso

Iniciante DIVISÃO 4, Professor(a)
há 13 anos Sábado | 9 abril 2011 | 10:56

Bom dia!
Trabalho na Prefeitura da minha cidade e temos casos de escolas que mudaram de nome e endereço, mas permanecem com o mesmo CNPJ da escola anterior. A escola nova ainda não foi criada na Câmara. Podemos usar o CNPJ da escola anterior e só alterar o nome empresarial e o endereço ? Como posso fazer isto?

Priscila Silva Santos

Priscila Silva Santos

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 11 abril 2011 | 16:46

Boa tarde Carla.
Voce primeiramente terá que fazer uma alteração contratual e arquivar na Junta Comercial/Cartorio Registro Pessoa Juridica

Espero te ajudado.

ATENCIOSAMENTE;
CARLA RANGEL REICHE VELLOSO

Carla Rangel Reiche Velloso

Iniciante DIVISÃO 4, Professor(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 11 abril 2011 | 18:49

Boa noite Priscila, obrigada pelo contato.

Que tipo de alteração contratual devo fazer, visto que são duas escolas e ambas públicas? Você está se referindo a ata constando tais alterações ou tem outro documento ?

Dacyone de Carvalho

Dacyone de Carvalho

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 12 abril 2011 | 16:06

Boa tarde

Voce tem de elaborar a FCPJ - Ficha Cadastral da Pessoa Jurídica preenchida via PGD no site da Receita Federal, após ser deferida fazer a alteração junto a Prefeitura.

Espero ter ajudado.

CARLA RANGEL REICHE VELLOSO

Carla Rangel Reiche Velloso

Iniciante DIVISÃO 4, Professor(a)
há 13 anos Terça-Feira | 12 abril 2011 | 17:02

Priscila, boa tarde.

Deixa eu ver se entendi. Eu faço a ata , registro em cartório, preencho a FCPJ no site da Receita Federal e aguardo retorno. Após ser atendida pela Receita, eu vou fazer a alteração junto a Prefeitura. Está certo? Depois disto ainda tem mais algum passo que eu precisarei dar?

Grata. Atenciosamente,

Dacyone de Carvalho

Dacyone de Carvalho

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 12 abril 2011 | 17:07

Boa tarde Carla


Após voce fazer a Ata de Alteração no Cartório, voce baixa o programa do PGN da Receita Federal e aguarda o deferimento, logo após voce dá entrada na Prefeitura.

abs

Priscila Silva Santos

Priscila Silva Santos

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 12 abril 2011 | 17:37

Carla,
Conforme nossa amiga Dacyone disse, voce ira baixar o programa no site da Receita, fazer FCPJ, se tudo estiver correto ira gerar um DBE que deverar ser assinado e reconhecido firma pelo responsavel. Saindo a alteração no CNPJ , voce podera alterar na Prefeitura.

ATENCIOSAMENTE;
CLODOALDO BARBOSA DIAS

Clodoaldo Barbosa Dias

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 31 maio 2011 | 09:50

Bom dia, não sei se estou postando no lugar certo mas, estou precisando de ajuda. Um cartório tem interesse em modificar a razão social , pois consta, como razão social, nome e sobrenome da pessoa titular, mas, hoje em dia, utiliza-se por exemplo: Tabelionato de notas e protestos de títulos de são paulo ou 1º Tabelionato de notas e protestos de títulos de são paulo. grato a atenção.

"Mais vale um exemplo do que mil palavras."

Assessoria documental para Rádios comunitárias, Elaboração de Estatutos de todos os segmentos do 3º setor, Atas, Licitações, Assessoria técnica para outras associações, fundações e entidades congêneres.
CLODOALDO BARBOSA DIAS

Clodoaldo Barbosa Dias

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 31 maio 2011 | 09:54

ObservaçõesSobre o post acima: Cartórios são criados por decreto, por lei estadual? não tem estatuto? como fazer alguma alteração, baseando-se em que? cartório localizado no estado do parana.

"Mais vale um exemplo do que mil palavras."

Assessoria documental para Rádios comunitárias, Elaboração de Estatutos de todos os segmentos do 3º setor, Atas, Licitações, Assessoria técnica para outras associações, fundações e entidades congêneres.
Jacyara Alves da Silva

Jacyara Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 31 janeiro 2012 | 19:32

Carolina,

O nome empresarial do MEI - e do Empresário também - é o nome civil do titular, obrigatoriamente, portanto, vc não precisa consertar/alterar absolutamente nada - pelo menos em relação a isso.

Recomendações

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 1 fevereiro 2012 | 07:16

Carolina Leal Limaverde Cabral

Olá está correto é assim mesmo, fica o nome da pessoa e o CPF ao final. Para fazer inclusão do nome fantasia no cartão de CNPJ a senhora preenche o programa CNPJ 3.4 que é encontrado no site da Receita Federal, ai basta transmitir pela internet, imprimir um documento chamado DBE, reconhecer assinatura em cartório e leva-lo a uma agência mais proxima sua, não há taxas para inclusão de nome fantasia.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
MARCIO VIEIRA

Marcio Vieira

Prata DIVISÃO 1, Assessor(a) Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 24 maio 2012 | 10:08

Bom dia, estou fazendo a alteração de nome em uma sociedade LTDA pela segunda vez, e pintou uma dúvida. No cabeçalho do contrato deve constar o primeiro nome registrado, ou tenho que usar o atual?
Nome empresarial antes da primeira alteração:IDEIAS EMPREENDIMENTOS ONLINE LTDA
1º alteração de nome: RJ MARINE SERVICE LTDA
2º alteração seria : DU AUTO MARINE RJ LTDA


O cabeçalho ficaria assim: Alteração contratual de nº2 da sociedade empresária RJ MARINE SERVICE LTDA
Ou Alteração contratual de nº 2 da sociedade empresária IDÉIAS EMPREENDIMENTOS ONLINE LTDA
Obrigado desde já!!


Jacyara Alves da Silva

Jacyara Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 24 maio 2012 | 19:38

Márcio,

A cada alteração de nome empresarial que registra na JComercial, esqueça, completamente, o nome anterior quando tiver que efetivar a próxima Alteração Contratual, portanto, se reportará, sempre, ao nome mais atual.

É o mesmo raciocínio que tem em relação a qualquer outro dado que alterar: endereço, capital, etc - na alteração seguinte deve ter como referência sempre a última situação.

Recomendações

Jacyara Alves da Silva

Jacyara Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 25 maio 2012 | 17:05

Márcio,

A sequência deve ser mantida. Não importa que nome empresarial terá, ou quantos venha a ter, trata-se da mesma empresa, portanto, a sequência deve ser progressiva, sempre.


Recomendações

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.