x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 5

acessos 7.335

Transferência de proprietário

Leonardo Mz

Leonardo Mz

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 27 abril 2011 | 17:27

Boa tarde Celma, Sim, neste caso o empresário deve realizar a baixa para que o outro consiga realizar a abertura, pode-se realizar os dois processos em conjunto baixa e nova abertura para agilizar, caso o proprietario anterior não deseje realizar a baixa deve proceder uma alteração de endereço, pois com o PGD para nova empresa a inscrição que está valida no endereço será SUSPENSA.



Atenciosamente,
Leonardo.

O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. - Albert Einstein
Paula

Paula

Iniciante DIVISÃO 3, Médico(a) Veterinário
há 13 anos Quarta-Feira | 27 abril 2011 | 20:15

Ola estou comprando um petshop e estou com um milhao de duvidas..rs

1- eu posso continuar com o mesmo CNPJ e apenas transferi-lo?

caso tenha que abrir nova empresa com novo cnpj, posso fazer isto tendo restricoes no nome?
obrigada

Leonardo Mz

Leonardo Mz

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 28 abril 2011 | 08:22

Prezada Ana, Sim, você pode continuar com o mesmo CNPJ porém deve-se considerar varios aspectos, se a empresa é Individual ou Sociedade, no caso da individual necessariamente terá que transforma-la em sociedade e assim retirar o antigo proprietario posteriormente, no caso de sociedade é um processo mais rapido e simples, o contador apenas dará saida dos sócios anteriores e entrada do seu nome e de mais um sócio que devera providenciar, neste caso pode ser apenas alguem que assine solidariamente por exemplo uma mãe nem que seja com 1% das quotas, outro ponto crucial a se verificar é se a empresa possui pendências, para consultar isto peça a seu contador para que mostre as certidões de regularidade da empresa com todos os orgãos, mesmo assim ainda será arriscado pois você não sabe as dividas com fornecedor e as dividas que ainda não cairam no sistema de divida ativa do governo, por isso para comprar "CNPJ" é um processo que exige muito estudo.

Quanto a sua segunda pergunta, poderá abrir nova empresa mesmo com restrições, desde que estas restrições não sejam junto a Receita Federal do Brasil e/ou Receita Estadual, por exemplo, Imposto de Renda ou Processo Administrativo.


OBS: No caso de restrições na pessoa fisica o cadastro em bancos será dificultado ou até impossivel para maioria dos bancos, a menos que seja sanada as dividas.


Atenciosamente,
Leonardo.

O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. - Albert Einstein
wagner gomes

Wagner Gomes

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 28 abril 2011 | 08:28

Ana Paula, Bom dia


Você poderá continuar com o CNPJ e proceder de duas maneiras:
Se a empresa que está comprando for Individual
Fazer uma transformação para LTDA, incluindo dois sócios novos, se não tiver dívidas no CPF perante a Receita Federal e Estadual.
Se a empresa for LTDA, também consiguirá, fazendo uma alteração de contrato alterando os sócios.
OBS: Mas se tiver restrições no CPF, terá impedimentos ao abrir contas bancárias.

Att..
Wagner

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.