x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 1.521

Repr. Comercial: Ltda ou Individual?

CLARA MARIA ALVES MACIEL

Clara Maria Alves Maciel

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 3 maio 2011 | 10:55

Estou fazendo o registro de uma firma (individual) representante comercial por conta de terceiros. Estou com duvidas se registro uma empresária (individual) com os rendimentos tributados com base na Tabela Progressiva ou se registro uma sociedade com o faturamento tributado no Lucro Presumido. Qual tributação vai onerar menos a empresa (Tabela Progressiva ou Presumido?). Por favor me ajudem.

Marcia /SP

Marcia /sp

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Domingo | 26 junho 2011 | 16:28


Clara, seria interessante que você nos informasse o CNAE Fiscal que está utilizando nesta abertura.


Desta forma será mais fácil orientá-la.

Marcia /SP
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 27 junho 2011 | 21:49

Clara,
boa noite.

Tendo em vista que os rendimentos do representante comercial constituído sob forma de empresa individual serão considerados como se de pessoas físicas fossem (estando portanto sujeito à tabela progressiva-PF), acredito que a constituição como sociedade empresária seja a mais vantajosa e é desta forma que eventualmente constituo empresas do segmento.

Um mero cálculo comparativo acusará menor encargo para a empresa limitada - lucro presumido.

Att
Hugo

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.