x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 2.368

Abrir empresa LTDA como simples

Rafael Mitsunaka de Andrade

Rafael Mitsunaka de Andrade

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Programador
há 13 anos Quarta-Feira | 11 maio 2011 | 12:22

Pessoal, não sei se estou postando no lugar certo.

Estou com uma grande dúvida, nunca fui PJ e agora a empresa que estarei prestando serviços necessito ter empresa aberta.

Me falaram que tem que ser uma empresa LTDA com 2 sócios e que eu conseguiria enquadrar ela no Simples Nacional (iria pagar 6,5% de imposto) isso é verdade?

Obrigado!

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 11 maio 2011 | 13:58

Rafael
Bom dia


Considerando que a emrpesa seria prestadora de serviço no anexo III o inicio da aliquota é de 6% até o faturamento de R$ 120mil acumulado nos doze ultimos meses.

o que vc precisa se atentar é a atividade que vc colocará na empresa para que possa permitir sua opção ao simples no anexo III.

Por exemplo, como programador (vi pelo seu perfil) o CNAE de enquadramento seria 6201500 (desenvolvimento de programa de computador sob encomenda), 6202300 (desenvolvimento de programa de computador customizaveis) ou 6203100 (desenvolvimeto de programa de computador nao customizaveis), se enquadrando em um desses vc poderá optar pelo simples mas pagaria pelo anexo V.

Neste anexo deve ser calculado um fator (R) que leva em consideração o gasto com folha e faturamento, para fator menor que 0,10 sua aliquota inicial seria de 17,50%.

Se for como consultoria em TI (6204000) tal atividade é impeditiva na opção ao simples nacional e vc teria que optar entre tributar pelo lucro real ou presumido.


Espero ter ajudado
Heloisa Motoki

LEILA ROSSI

Leila Rossi

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 13 anos Sexta-Feira | 8 julho 2011 | 15:26

Obrigada pela resposta, to um pouco atrasada, mas agradeço. Essa também era a minha dúvida...
Este site é ótimo, ajuda muito!
Leila

Podemos sempre estender a mão e ajudar a quem precisa, é só ter "boa vontade"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.