x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 11.962

Iniciação de Empresa de Importação e Exportação

Weberto Oliveira

Weberto Oliveira

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 13 anos Segunda-Feira | 16 maio 2011 | 18:33

Olá amigos!

Eu e minha contadora estamos com algumas dúvidas, será que alguém poderá nos ajudar?

Eu tenho uma empresa enquadrada no MEI (Micro Empreendedor Individual), do ramo de Acessórios para Veículos. Pretendo iniciar uma empresa de Comércio, Importação, Exportação e Distribuição de uma série de produtos. Especificamente, irei trabalhar com eletrônicos, informática, tecidos e peças para veículos automotores; porém, tenho alguns clientes que querem outros tipos de produtos, que não tem nada a ver com estes ramos que irei trabalhar. Quero que a minha empresa possa importar, exportar, comercializar e distribuir uma série de produtos (mais de 50 itens). Eu já tenho idéia de que não preciso abrir uma nova empresa, posso fazer alteração do MEI para o SIMPLES ME (acho que falei um pouco de m.... - rsrs), mas é mais ou menos isto. A dúvida que eu e minha contadora estamos, é o seguinte: Precisamos colocar no objeto social da empresa todos os CNAE´s? Preciso inserir diversos CNAE´s, para cada iten que vou importar e exportar? Teria algum CNAE que me permita importar e exportar qualquer produto, permitido pelas leis brasileiras?

Resumindo ...

O que devo fazer para mudar a minha empresa, que é MEI, para uma Comercial Importadora, Exportadora e Distribuidora? Isto ainda é permitido no Brasil? Minha empresa, nesse caso, seria uma 'Trading'?

Obrigado.

Leonardo Mz

Leonardo Mz

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 17 maio 2011 | 08:10

Prezado Weberto, muitos são os questionamentos apresentados, mas uma resposta resumida seria que é possivel.

Precisamos colocar no objeto social da empresa todos os CNAE´s?


Todos os cnaes a que se diz respeito do que está sendo comercializado, existem alguns cnaes que somam diversas atividades é só dar uma procurada no CNAEWEB.

Teria algum CNAE que me permita importar e exportar qualquer produto, permitido pelas leis brasileiras?


Não há Cnae que some todos os produtos, e não há tambem um cnae especifico para exportação e importação.

Comercial Importadora, Exportadora e Distribuidora?


Tudo bem, porém se atente ao espaço fisico de sua loja e aos tipos de produtos que dependem de um espaço de armazenagem e ainda licenças especificas como no caso de alimentos.


----->> Observações uteis <<-------

* O aconselhavel na sua situação seria transformar está empresa MEI para uma sociedade limitada, aumentando o capital e fazer uma distribuição de 50 .. 50% das quotas. (Editando: Só é possivel em começo de ano onde deve-se anunciar renda superior a do MEI e passar para Individual e posteriormente LTDA *processo arduo*)

** Consultar anteriormente as leis vigentes para importação e exportação no site da RECEITA FEDERAL

*** Ter em mente que em alguns casos de distribuição, senão todos, que a opção pelo SIMPLES é negada.

**** Em caso de mais duvidas sobre a e entrada desta mercadoria no estado de São Paulo comparecer ao POSTO FISCAL e tomar as devidas informações.


---------------------------------------

De antemão garanto que não é um bixo de sete cabeças.



Atenciosamente e sem mais para o momento,
Leonardo Mz.

O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. - Albert Einstein
Fabiano Barbosa Maeda

Fabiano Barbosa Maeda

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Administrativo
há 12 anos Quarta-Feira | 17 agosto 2011 | 12:43

Boa Tarde,

Pretendo abrir uma EI, e importar acessórios para celulares e informática, em pequenas quantidades ( +- U$$3000 por operação), para então revendê-los no Brasil, utilizando o Importa Fácil.
Como EI poderei comercializar estes produtos normalmente? Como proceder?

Cordialmente,

Fabiano Maeda

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.