x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 14

acessos 11.715

Local para CNPJ inativo

DONATO BASTOS DOS SANTOS

Donato Bastos dos Santos

Iniciante DIVISÃO 3, Micro-Empresário
há 13 anos Segunda-Feira | 23 maio 2011 | 23:22

Bom dia!


Tenho um CNPJ de uma pizzaria, que esta fechada há um mes.
Fui aconselhado pelo meu contador a encerrar, no entanto gostaria de continuar com ele, pq daqui um ano pretendo voltar ao ramo.
Como faço para deixar a minha empresa inativa ou suspensa durante esse periodo, uma vez q ela nao pode mais ficar no endereço q estava, e nao pode ser transferido para meu endereço residencial ?

Obrigado

Leonardo Mz

Leonardo Mz

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 24 maio 2011 | 08:05

Prezado Donato, a questão não está no CNPJ e sim na Inscrição Estadual, atualmente não é possivel haver mais de uma inscrição para o mesmo endereço, caso outra empresa entre com o endereço sua inscrição sera SUSPENSA, aconselho que baixe sua inscrição somente no estado, converse com o responsavel por baixas de IE do POSTO FISCAL de sua cidade ou diretamente com o Chefe, se poderá fazer declaração para aproveitamento do CNPJ nada melhor que o dialogo, afinal estes funcionarios estão para nos auxilar quando preciso também.


Atenciosamente,
Leonardo.

O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. - Albert Einstein
Jacyara Alves da Silva

Jacyara Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 24 maio 2011 | 16:09

Donato,

Existe um tipo de arquivamento nas JComerciais que acho muito apropriado p/seu caso: é a "Comunicação de Paralização Temporária de Atividades" - o modelo da comunicação está disponibilizado no site do DNRC - Serviços do CCivil - na última posição da tela.

Siga o modelo, imprima em 03 vias originais (assinadas pelo titular) + Requerimento (capa) + Taxa da JComercial.

Vc vai ver que o tempo de vigência da paralização é por vc estabelecido e informado no teor da comunicação - falou em 01 ano; depois de arquivado na JComercial, deverá também ser levado p/os outros órgãos - RFB, SEFAZ/Prefeitura.

Durante o tempo que durar a paralização, nenhum tipo de imposto/taxa/obrigação/qualquer ônus, enfim, incidirá sobre a empresa, uma vez que paralizada.

Informe-se sobre a taxa da JComercial e, mãos à obra!

À propósito, o fato de estabelecer a paralização pelo período de 01 ano, não significa, necessariamente, que não poderá retornar às atividades antes disso; basta arquivar na JComercial uma "Comunicação de Funcionamento" que cessará os efeitos da anteriormente arquivada. Se, ao contrário, resolver estender o prazo, deverá repetir o arquivamento da paralização - pelo prazo que lhe convier.

Recomendações

marcelo oliveira mendes

Marcelo Oliveira Mendes

Ouro DIVISÃO 2, Relações Públicas
há 13 anos Quarta-Feira | 25 maio 2011 | 01:11

senhor donato desconheço a possibilidade mesmo do chefe do posto fiscal , intervir em uma nóva empresa no enderêço quê consta a sua.,
seu contador sabê exatamente qual o procedimento a ser adotado em
manter sua empresa ativa mesmo quê o senhor não esteja com o estabelecimento em funcionamento, será quê ele esqueceu o quê significa declarações de inatividades, rais sem movimento, gfip etc...

caso contrário aconselho o senhor procurar um contador de verdade

sucesso

Henrique Marcelo de Sousa Teodoro

Henrique Marcelo de Sousa Teodoro

Iniciante DIVISÃO 3, Consultor(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 6 julho 2011 | 09:16

Olá. Bom dia.

Quanto a essa "Comunicação de Paralização Temporária de Atividades", pelo que entendi ela é valida somente para estabelecimentos comerciais. Existe algo equivalente para empresas de prestação de serviços?

Tenho um empresa de consultoria em tecnologia da informação, inativa desde 2006, para a qual venho pagando vários impostos apesar de não faturar nada há anos. Já pensei em encerrá-la várias vezes, mas se houver uma opção de mantê-la em suspenso seria muito melhor.

Grato,

Henrique

marcelo oliveira mendes

Marcelo Oliveira Mendes

Ouro DIVISÃO 2, Relações Públicas
há 13 anos Quarta-Feira | 6 julho 2011 | 11:14

Henrique Marcelo De Sousa Teodoro

só fazendo um levantamento perante os orgãos competentes para

posteriormente você analizar se realmente vai querer manter a ""

empresa aberta.

agóra pagar impostos de uma empresa sem movimento estranho""

@Oculto

marcelo oliveira mendes

Marcelo Oliveira Mendes

Ouro DIVISÃO 2, Relações Públicas
há 13 anos Quarta-Feira | 6 julho 2011 | 14:58

Donato Bastos dos Santos

por estê motivo você precisa decidir se vai permanecer com a empresa

ativa ou encerrar as atividades " mesmo não tendo "

quanto aos sindicatos existe a necessidade de informar quê a empresa

está inativa., pois isso géra dividas e o sindicato pode vir a cobrar por

meios judiciais.

me envia por o email o nº do cnpj. : para quê eu faça uma consulta da

situação de sua empresa.

boa tarde

marcelo

Henrique Marcelo de Sousa Teodoro

Henrique Marcelo de Sousa Teodoro

Iniciante DIVISÃO 3, Consultor(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 8 julho 2011 | 09:45

Marcelo Oliveira Mendes

O senhor tem razão na questão do pagamentos de impostos de uma empresa sem movimento. Eu é que estava enganado, me parece.

Olhei os pagamentos realizados pela minha empresa no último ano (o escritório de contabilidade é quem paga, somente me mandando o total para cobrança) e vi que na verdade são taxas sobre declarações obrigatórias, eu acho.

Os pagamentos foram relativos a DCTF (todo trimestre), DACON (todo semestre) e RAIS e Livros Diário e Geral (uma vez por ano).

Quando fiz as contas, vi que o maior montante que me gera custo no ano é a taxa de firma inativa cobrada pelo escritório de contabilidade. Então acho que nem adianta buscar por essa "Comunicação de Paralização Temporária de Atividades". Provavelmente vou fechar mesmo a empresa.

Tem alguma ideia de qual o custo para fechar uma empresa, mais ou menos (considerando que a mesma não tenha débitos pendentes)?

Grato,
Henrique

marcelo oliveira mendes

Marcelo Oliveira Mendes

Ouro DIVISÃO 2, Relações Públicas
há 13 anos Sexta-Feira | 8 julho 2011 | 10:08

Henrique Marcelo De Sousa Teodoro

muito estranho o escritório de contabilidade cobrar do senhor serviços referêntes a obrigações contabeis em geral e a sua empresa está inativa , tem algo muito errado ai pois uma empresa mesmo sem movimento, mas entregando suas declarações de inatividade " sem movimento" éra para seu cnpj esta ativo.

dctf , dacon , rais , gfip, e imposto de renda tudo tem recibo de entrega aconselho o senhor ir até estê escritório e solicitar os comprovantes de entrega destes documentos., pois não é justo o senhor pagar por um trabalho quê não foi executado.

em relação ao custo de uma baixa de empresa nenhum contador vai dar um orçamento sem antes verificar qual é a situação da empresa perante os orgãos públicos.

porém até faço um levantamento prévio para o senhor sem problema

me envia o nº do cnpj por email : @Oculto

tenha um bom dia

marcelo

LEONARDO AUGUSTO RIBEIRO MARINHO

Leonardo Augusto Ribeiro Marinho

Bronze DIVISÃO 1, Advogado(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 23 agosto 2012 | 10:59

Jacyara Alves da Silva, lí sua explicação ao Sr. Donato, quanto à deixar uma empresa inativa, esclarecimentos maravilhosos, muito claro e útil, diga-se de passagem.
Gostaria de saber se eu posso fazer o mesmo para uma filial? Pois tenho que deixar uma filial inativa, esta é minha dúvida.
Pode me orientar?
Obrigado.

Leonardo Marinho
Assessor Jurídico
Eduardo Soares de Godoy

Eduardo Soares de Godoy

Iniciante DIVISÃO 2, Mecânico Manutenção
há 11 anos Terça-Feira | 16 outubro 2012 | 21:28

Boa noite;

para com as atividades da minha empresa (uma transportadora) a 02 meses, estava pensando em fechar a empresa, porém como pretendo abrir uma outra empresa num futuro próximo, pensei em deixar o CNPJ da empresa inativo, só que a contabilidade esta me cobrando uma "taxa de manutenção" de 100,00/mês para manutenção da empresa inativa, isto é certo? me cobrar taxa de manutenção de empresa inativa?

Eduardo.

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 11 anos Terça-Feira | 16 outubro 2012 | 22:47

Eduardo Soares de Godoy

Não é porque a empresa está inativa que ela deixa de existir, o escritório terá de informar todas declarações sem movimento para os órgãos todo mês e isso gerará demanda de tempo para fazer tal coisa.

Só deixa de entregar as obrigações fiscais quando a empresa é fechada (baixada) por meio de processo na Junta e na RFB e demais órgãos.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.