x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 5

acessos 1.208

Capital social

Roselene Alves

Roselene Alves

Prata DIVISÃO 5, Encarregado(a) Pessoal
há 13 anos Domingo | 12 junho 2011 | 17:43

Boa noite

Qual a relacao do capital social com as dividas da empresa? Se tenho participação de 50% e meu socio 50% , quanto as dividas, temos 50% de responsabilidade por elas?
Se abro uma empresa individual e estipulo ex.3.000,00 de capital social sendo este valor de bens móveis, e depois de algum tempo adquiro uma divida a qual a Empresa não consegue pagar, corro o risco de perder meus bens particulares também?

att

x
marcelo oliveira mendes

Marcelo Oliveira Mendes

Ouro DIVISÃO 2, Relações Públicas
há 13 anos Domingo | 12 junho 2011 | 20:04

Roselene Alves da Silva

sendo débitos ref.: a obrigações fiscais , ou mesmo junto a fornecedores

bancos etc., com certeza você corre o risco de um auto de penhora expedido pela justiça.

para evitar estês trânstornos, tente um acordo com seus credores

e caso os débitos seja com á receita federal , municipal ou estadual

nada como um parcelamento.

boa sorte

cleverson krieger girotto

Cleverson Krieger Girotto

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 16 junho 2011 | 19:13

Roselene, se tu participa de uma sociedade com 50% do capital social declarado, automaticamente tu é responsável por esse percentual. ex: o capital social da empresa é de 100.000,00 e se a empresa falir, tu terá que comparecer com 50.000,00 em dinheio ou bens particulares para pagar as obrigações fiscais, trabalhistas, credores, entre outras, mas se a divida for maior que 50 mil, tu correo risco de auto de penhora expedido pela justiça.

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 20 junho 2011 | 00:32

Roselene
Boa Noite


Pelo código civil a responsabilidade dos socios em uma sociedade limitada é o capital social aplicado, no entanto em caso de empresas individuais não há essa limitação, inclusive há um projeto de lei em votação para criar essa limitação tb aos empresarios individuais.

É importante salientar que antes de chegar aos bens do socios será feita uma analise sobre a empresa passara por um processo de falência que, com a mudança na Lei 11.101/2005, objetiva a recuperação da empresa
e tb é veriificado a exigencia de fraudes.


Heloisa Motoki

Adriana Balabenute

Adriana Balabenute

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 29 agosto 2012 | 21:35

Boa Noite Heloisa

Quem responde pela divida da empresa Ltda ME
Socio gerente 90% e o outro sócio 10% que se retirou colocou no contrato social que passava as quotas para novo sócio em troca ele assumiria o ativo e passivo e todo e qualquer divida que pude-se adivir na empresa.
Vc acha que este sócio que saiu está livre de responder sobre alguma divida na receita federal, INSS ou ISS?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.