x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 948

Previsões de retiradas no Sontrato Social

Eduardo da Silva Pereira

Eduardo da Silva Pereira

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 13 junho 2011 | 09:35

Bom dia! Preciso de uma orientação por favor.
Como proceder na elaboração do contrato de uma sociedade simples referente a retiradas de dois sócios com participações iguais na sociedade(50%), mas com receitas individualizadas?
Vou tentar explicar melhor: Cada profissional tem sua renda individual, seus clientes particulares. Na sociedade eles têm a mesma participação no capital social. Como prever no contrato os rendimentos (ou remuneração) dos sócios de forma que isso fique garantido (que as rendas são individualizadas, independentes)?
Obrigado,
Eduardo.

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 15 junho 2011 | 14:17

Eduardo
Boa tarde


Normalmente é colocada clausula similar a esta:

PARÁGRAFO PRIMEIRO - Poderão os sócios durante o decorrer do exercício social, levantar balanços e/ou balancetes parciais e seus resultados (tratando-se de lucros) e poderão ser distribuídos aos sócios, proporcionalmente às suas quotas ou de forma convencionada entre os mesmos.

No entanto vc deve se atentar que se a retirada esta vinculada a cliente o mesmo pode ser questionado perante a fiscalização do previdenciaria que a mesma não se trata de lucro e sim pro-labore.

Constituindo a empresa o ideal é que cada socio tire sua participação correspondente ao capital social.



Heloisa Motoki

Eduardo da Silva Pereira

Eduardo da Silva Pereira

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 16 junho 2011 | 14:11

Ok Heloisa, obrigado!
Concordo que o melhor seria fazer de acordo com a participação no capital social.
No entanto, os médicos por exemplo (pessoas jurídicas), os que têem sociedade com outro profissional, geralmente têm suas rendas individuais, seus atendimentos são totalmente distintos e bem particulares. A sociedade foi formada apenas para atender alguma entidade que só contrata serviços de pessoas jurídicas. A dúvida é, como elaborar um contrato com essa situação, onde a pessoa jurídica é constituída para esse fim, a prestação de serviço é feita exclusivamente pelo profissional sócio, que continua atendendo os seus clientes particulares, independente das atividades do seu sócio.
Mas obrigado pela sua colaboração, já está ajudando na solução.
Um abraço!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.