x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 4.951

Transformar Individual para Ltda.

TIAGO

Tiago

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 17 junho 2011 | 15:07

Boa Tarde,

Estou precisando fazer a alteração de uma empresa Individual para uma Ltda.
Verifiquei vários tópicos no forúm, mas ainda permanecem algumas dúvidas, como eu faço esse processo na Junta Comercial de São Paulo, pois não encontrei nada no sistema onde eu gero o processo, não sei se eu dou baixa na Individual, se Altero, ou seja, qual a forma de altera-la para Ltda, estou totalmente perdido, se alguém puder me ajudar sobre como fazer essa alteração e me enviar um modelo do Contrato Social migrando de Individual para Ltda ficarei muito grato.

Att.
Tiago.

demostenes dias da rocha

Demostenes Dias da Rocha

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 17 junho 2011 | 15:38

Tiago

Abaixo as instruções extraidas da jucesp:

ORIENTAÇÕES PARA TRANSFORMAÇÃO DE TIPO JURÍDICO (de Empresário em Sociedade Ltda e de Sociedade Ltda em Empresário)


Lei Complementar 128/2008


Conforme dispõe o art. 10 da Lei Complementar nº 128/2008 e Ofício Circular 017/2009/SCS/GAB – DNRC, visando atender aos usuários e considerando o disposto na referida legislação em vigor, a JUCESP protocolizará e registrará as transformações pretendidas de acordo com os procedimentos abaixo descritos. Salientamos que estamos em fase de implantação no sistema cadastro web dos atos de transformação, visando otimizar e efetivar melhorias quanto aos
serviços prestados.

PROCEDIMENTOS

1. TRANSFORMAÇÃO DE EMPRESÁRIO PARA SOCIEDADE LTDA:

1.1 Empresário:

• Preencher o cadastro web com o ato “arquivamento de documento de
interesse do empresário”, escrevendo no relatório de apoio a ser gerado o seguinte texto:

“transformação de empresário (nome empresarial e NIRE) para sociedade empresária limitada (nome empresarial da sociedade a ser constituída), nos termos da LC 128/08, art. 10 e lei 10.406/02, art. 968, §3º”.

• Anexar juntamente com os formulários gerados pelo sistema, (requerimento
capa e relatório de apoio), 4 (quatro) vias de declaração endereçada ao
Presidente da JUCESP conforme modelo a seguir:

“Ilustríssimo Sr. Presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo

Nome da empresa, (qualificação), neste ato representado por seu titular
(qualificação do empresário), vem através da presente, fazendo uso do que permite o §3º do art. 968 da lei 10.406/2002, com redação alterada pelo art. 10 da Lei Complementar 128/2008, transformar seu registro de EMPRESÁRIO em SOCIEDADE EMPRESÁRIA sob o nome empresarial (citar o nome), uma vez que admitirá sócio (qualificação completa), passando a constituir o tipo jurídico SOCIEDADE LIMITADA.

Local e data, assinatura do empresário”.

• Caso o empresário não seja enquadrado em ME/EPP, deverá anexar as
Certidões Negativas de Débito para a transformação pretendida.

• Poderá vir com o enquadramento de “ME/EPP” em doc. 3, com as
assinaturas dos sócios, o que não eximirá, neste caso específico, da apresentação das CND’s mencionadas.

• Comprovante dos pagamentos devidos (GARE no valor de R$ 24,00 e
DARF R$ 10,00).

OBSERVAÇÃO: DESPREZAR A GARE EMITIDA PELO SISTEMA CADASTRO
WEB.

1.2 Sociedade Ltda:

• Preencher o cadastro web com o ato “constituição”.

• Gerar o requerimento capa e FCN’s modelos 1 e 2 conforme IN 98 do DNRC.

• Anexar ao requerimento 3 (três) vias do contrato social por transformação de empresário, respeitando as regras contidas na IN 98/DNRC, com as adequações constantes no modelo a seguir:

“Contrato Social por Transformação de Empresário
Nome Empresarial (da sociedade)”

Preâmbulo:

(nome civil por extenso do empresário e qualificação completa), Empresário, com sede na ____________, inscrito na Junta Comercial do Estado de São Paulo sob o NIRE 351________ e no CNPJ __________, fazendo uso do que permite o §3º do art. 968 da lei 10.406/2002, com redação alterada pelo art. 10 da Lei Complementar 128/2008, ora transforma seu registro de EMPRESÁRIO em SOCIEDADE EMPRESÁRIA LIMITADA, uma vez que admitiu o sócio (qualificação completa),
passando a constituir o tipo jurídico SOCIEDADE LIMITADA, a qual se regerá, doravante, pelo presente CONTRATO SOCIAL o qual se obrigam mutuamente todos os sócios.

No instrumento de transformação da sociedade Ltda deverá constar em cláusula própria que a sociedade assume o ativo e passivo correspondente ao empresário.

No ato de transformação não serão aceitas alterações de dados da empresa, salvo se necessárias à adequação do tipo societário em transformação.

Quando houver filiais e estas não forem mantidas, conseqüentemente deverão ser extintas antes de efetivas a transformação (em documento apartado). As filiais não extintas terão seus cadastros mantidos na resultante da transformação, devendo constar portando no contrato da constituição.

Cláusula do capital:

O capital social é de R$____ (por extenso), dividido em_____(por extenso) quotas de R$____(por extenso) cada uma, formado por R$_______(por extenso) em moeda corrente do País, R$_____ e/ou (por extenso) em bem(ns) móveis e/ou em outros bens R$______(por extenso) e/ou em bem(ns) imóvel(is), sendo subscrito e com integralização pelos sócios como segue:

Sócio A________, _____quotas, no valor de R$_______ - % do capital, que integraliza neste ato o valor de R$_____, sendo R$_____em moeda corrente do País, R$______em bem(ns) móvel(is), R$_____em outros bens e R$____em bem(ns) imóvel(is) abaixo descritos:

(identificar o imóvel com dados relativos à área, titulação e nº de sua matrícula no Registro Imobiliário) e outorga do cônjuge.

ficando a integralizar R$_____:

em moeda corrente do País: R$_____em _/_/_, R$_____em _/_/_.
em bens móveis: R$_____em _/_/_, R$_____em _/_/_.
em bens imóveis: R$_____em _/_/_, R$_____em _/_/_.
em outros bens: R$_____em _/_/_, R$_____em _/_/_.

Sócio B (idêntico procedimento).

O capital pertencente ao individual será o correspondente aos bens por ele aportados na sociedade, deduzido o passivo na data da transformação, se houver.

Caso a sociedade resultante da transformação opte por manter a condição de “ME”ou “EPP” os sócios ingressantes deverão em formulário próprio, conforme IN 103/2007, declarar que atendem os requisitos da LC 123/2006. A expressão “ME” e “EPP” será mantida no nome empresarial escolhido.

• Comprovante dos pagamentos devidos (GARE R$ 54,00 e DARF R$
21,00).

OBSERVAÇÃO: DESPREZAR A GARE EMITIDA PELO SISTEMA CADASTRO
WEB.

Observação: os processos deverão ser vinculados, numerando-os como docs. 1 e 2 (doc. 3, se houver enquadramento em “ME/EPP”)

Demostenes

Fabiane Nogueira

Fabiane Nogueira

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 29 junho 2012 | 17:39

Boa tarde!

Tenho uma empresa que na sua 2ª alteração contratual passou de sociedade limitada" para "empresário individual

Depois ela voltou a ser "sociedade limitada" através de contrato por transformação, no qual não houve sequêncial numérico para tal alteração.

Agora preciso fazer uma nova alteração desta vez de sócios.

Como deverá ficar a sequência numérica desta nova alteração? Devo continuar a sequência de quando ela era sociedade limitada (seria então 3ª alteração contratual) ou considerar novamente como 1ª alteração contratual, já que é a primeira depois que ela voltou a ser sociedade limitada?

Não encontrei matéria a esse respeito no site da JUCEG ou na net.

Se alguém souber me oriente por favor.

Obrigada

Fabiane

Fabiane Nogueira
Espaço Planeta 
Villa Bella Contabilidade

Villa Bella Contabilidade

Bronze DIVISÃO 5, Escriturário(a)
há 11 anos Terça-Feira | 20 novembro 2012 | 12:07

Bom dia!
Alguém tem um modelo de contrato social por transformação empresária para limitada, que possa disponibilizar para download?
Pois a Junta Comercial devolveu o processo de um cliente exigindo cláusula de declaração que a sociedade assuma o ativo e passivo da empresária e que deve mencionar o capital dos novos sócios que deve obrigatoriamente ser integralizado no ato. Aguardo uma ajuda!!!! Obrigada!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.