x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 76

acessos 25.327

Empresa Individual/Responsabilidade Ltda

Adalberto José Pereira Junior
Consultor Especial

Adalberto José Pereira Junior

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 12 julho 2011 | 10:52

Aprovada lei que permite a constituição de empresa individual de responsabilidade limitada.

A partir de 08.01.2012, será permitida a constituição de empresa individual de responsabilidade limitada (EIRELI) por uma única pessoa titular da totalidade do capital social, devidamente integralizado, não inferior a R$ 54.500,00 (100 vezes o maior salário-mínimo vigente no País).

Lei 12.441/2011

Adalberto José Pereira Junior
Contabilidade
Consultoria/Assessoria Tributária
[email protected]
(16) 99263-0266
SEBASTIAO GILBERTO DE CAMARGO

Sebastiao Gilberto de Camargo

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 21 julho 2011 | 17:35

Boa tarde,
Adalberto.

Saberia me dizer se sera possivel fazer a conversao de uma sociedade empresaria ltda, por exemplo, em eireli ou de um empresario individual em eireli? Ou o eireli nao podera resultar de nenhuma outra forma de empresa ja constituida?

Sebastiao Gilberto de Camargo
Danielle Lins

Danielle Lins

Prata DIVISÃO 3, Advogado(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 15 agosto 2011 | 16:31

Sebastião... saiu a lei, porém ainda não foi regulamentada.

Porém acho muito provável que seja possível as transformações de tipo jurídico sim!

Cabe-nos aguardar maiores informações!

Att,

Danielle Lins
Advocacia Empresarial
(Tributária e Societária)
E-mail: [email protected]
F: 11-98302-2910
ERIKA LOFIEGO

Erika Lofiego

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 6 setembro 2011 | 19:42

Boa noite à todos !

Alguém já fez uma alteração de sociedade empresária limitada (2 sócios) para firma individual? (no caso ficará somente 1 desses sócios).

Att.

Érika

PAULO PEREIRA LIMA

Paulo Pereira Lima

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 6 outubro 2011 | 09:30

Bom dia!

Um cliente quer abrir uma empresa(loja) como empresa individal. O local onde está situada a empresa no tem iptu sem escritura. A pergunta é o seguinte: pode fazer abertura com o endereço residencial e sem o iptu e quais os encargos?

Silvio Sousa

Silvio Sousa

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 13 outubro 2011 | 16:38

Poder ate pobe, mais isso varia de Prefeitura para Prefeitura, A junta comercial e a receita nao pede IPTU, mais vc poderar ter ´problemas na Obtenção do Alvara, e se for condominio ou predio, na obtenção da Inscrição Estadual. O ideal seria fazer uma Busca Previa de Local em Sua Prefeitura

Distak Contabilidade Ltda
Silvio Sousa
Cabo Frio e Rio das Ostras -RJ.
Tel:(22)9252-8080 *(22)3721-0359
https://www.distakcontabilidade.com.br
Email: [email protected]
Não existe um caminho para a felicidade, a " felicidade é o caminho".
Vinícius Ferreira

Vinícius Ferreira

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 2 novembro 2011 | 00:55

Interessante esse EIRELI. Alguém já conseguiu visualisar os prováveis benefícios advindos deste novo tipo societário?

"Nenhum trabalho de qualidade pode ser feito sem concentração e auto-sacrifício, esforço e dúvida." (Max Beerbohm).
Antonio Carlos da Silveira

Antonio Carlos da Silveira

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 16 novembro 2011 | 16:00

boa tarde a todos. tenho um cliente que é empresario individual me optante pelo SN e tem como sócio de fato o irmão. a alguns meses falaram em constituir uma ltda pra regularizar a situação do sócio de fato para sócio de direito. pelo que já li anteriormente neste tópico, é possível fazer essa mudança sem maiores dificuldades?

no aguardo e antecipo agradecimentos.

Jacyara Alves da Silva

Jacyara Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 18 novembro 2011 | 22:40

Antonio,

Realmente, dificuldades não existem mais para que uma firma Empresário (antiga individual) transforme-se em Sociedade Empresária Limitada.

Muitas informações e orientações sobre o ato de transformação estão dispostas no site da JComercial de Pernambuco; acesse, leia atentamente e se tiver dúvidas, poste novamente.

Não precisa dizer que, caso não tenha a formação de, precisará de um Contador.

Recomendações

João Freitas

João Freitas

Prata DIVISÃO 3, Tecnólogo
há 12 anos Quarta-Feira | 21 dezembro 2011 | 09:20

Mas não é estranho? Não seria na verdade R$ 5,45 (não inferior a 100x o maior salario minimo vigente: R$ 545,00/100), pois uma empresa de sociedade empresaria ltda não tem esse limite de capital...Será que não estamos interpretando errado?

JS-Brasil Consultoria Contábil
"Fazendo a conta certa"
Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Quarta-Feira | 21 dezembro 2011 | 09:33

João,


Não. O Artigo 2º da LEI Nº 12.441, DE 11 DE JULHO DE 2011, que cria a figura da Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, acrescentou o Artigo 980-A ao Código Civil, Lei 10.406/2002, transcrito abaixo e é bem claro na sua redação.

Art. 980-A. A empresa individual de responsabilidade limitada será constituída por uma única pessoa titular da totalidade do capital social, devidamente integralizado, que não será inferior a 100 (cem) vezes o maior salário-mínimo vigente no País.

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
João Freitas

João Freitas

Prata DIVISÃO 3, Tecnólogo
há 12 anos Quarta-Feira | 21 dezembro 2011 | 09:39

Então, vai restringir e muito a abertura dessa nova empresa. Pouquissimas pessoas terão essa quantia para investir no capital da empresa. Hoje podemos abrir uma sociedade empresaria limitada com R$ 1.000,00, onde configuram dois ou mais sócios, e no caso da empresa individual, onde há apenas um sócio, será de 54 vezes esse valor??? Existe uma incoerência muito grande, ou repito, o texto foi mal formulado.

JS-Brasil Consultoria Contábil
"Fazendo a conta certa"
Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Quarta-Feira | 21 dezembro 2011 | 09:57

João,


Concordo com Você que poucas pessoas tera condições de constituir uma empresa nesta modalidade, más é o que esta na Lei e quem for constituir, tera que obedecer que determina a Lei.


A preocupação do Legislador, foi em dar garantia que a empresa possa honrar seus compromissos, dai a importância de um capital social com valor elevado, já que haverá uma separação entre o patrimônio da empresa e o patrimônio pessoal (ou particular) do único sócio.

No link a seguir, tem uma matéria muito boa sobre o tema.

jus.com.br

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
Danielle Lins

Danielle Lins

Prata DIVISÃO 3, Advogado(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 21 dezembro 2011 | 09:57

João, realmente o EIRELI não vai ser para qualquer pessoa, a pessoa vai ter que ter este mínimo de Capital Social, mas creio eu que a intenção do EIRELI é eliminar, ou ao menos diminuir as Sociedades Limitadas que tem um sócio cotista... (apenas para a constituição de uma ltda).

Acredito que haverá muito mais transformação de sociedade ltda para eireli do que constituição em si..

Att,

Danielle Lins
Advocacia Empresarial
(Tributária e Societária)
E-mail: [email protected]
F: 11-98302-2910
MARA

Mara

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 29 dezembro 2011 | 11:09

Bom dia!

Estou com uma empresa registrada em Cartório (Sociedade civil por cotas de responsabilidade Ltda). Não foi feito nem alteração para novo código civil (registrada em 1998). Os sócios são os conjuges, casados com regime de comunhão parcial de bens.A empresa atua no ramo de construção civil.

As duvidas são as seguintes:

1º- Pode ser retirado algum sócio? Ficar uma empresa individual? Neste caso teria que ser registrada na Jucesp?
2º - Pode ser transformada em Simples (hoje e optante pelo Lucro Presumido) ?



Grato

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Quinta-Feira | 29 dezembro 2011 | 11:18

Bom dia João,


1º- Pode ser retirado algum sócio? Ficar uma empresa individual? Neste caso teria que ser registrada na Jucesp?



Sim, pode transformar em Empresário (Individual), com registro na JUCESP.

Ver os procedimentos na instrução Normativa nº 118 de 22/11/2011 do DNRC (Departamento Nacional de Registro do Comércio)

[IN DNRC nº 118/2011]


2º - Pode ser transformada em Simples (hoje e optante pelo Lucro Presumido) ?


O ideal é fornecer o CNAE para respondermos com certeza se pode optar ou não pelo Simples Nacional.

A princípio, atendida as demais exigências a opção ao Simples Nacional, esta atividade pode ser optante pelo simples Nacional. O prazo para opção é até 31/01/2012.


"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
LIDIANA FIDELES

Lidiana Fideles

Prata DIVISÃO 2, Cortador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 29 dezembro 2011 | 17:07

olá sou recem formada em contabilidade e estou precisando de ajuda, fui procurada por um cliente para abrir uma empresa empacotadora de açúcar, porém não consigo encontrar CNAE fiscal para esse tipo de empresa . Gostaria de saber se posso utilizar o CNAE para Indústria de transformação, porem a função da empresa será empacotar e distribuir esse produto. De ja agradeço.

Queria agradecer a todos os membros deste fórum pois essa cooperação mutua e o interesse em compartilhar conhecimentos é sem duvida um dos grandes atributos deste fórum!!!
marcio gasparini nunes

Marcio Gasparini Nunes

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 3 janeiro 2012 | 14:33

Boa Tarde

Estou precisando abrir uma empresa , Pois eu ja vendo pela internet placas de eva tipo tatames mais so consigo vender para sao paulo e as entregas feitas pelo correios. Mais quando preciso de transportado ai que pega eu preciso de NF

Minha pergunta e se tem alguem pode me ajudar como devo agir

meu site de vendas para poder ajudar a ver os produtos que eu trabalho
https://www.jmctatameseva.com

Página 1 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.