x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 756

Duvidas sobre abertura de empresa

Emerson T. de Sousa

Emerson T. de Sousa

Iniciante DIVISÃO 3, Editor(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 25 julho 2011 | 11:49

Prezados colaboradores do fórum, sou novo aqui e tenho as seguintes duvidas.
Eu pretendo abrir uma empresa agora no final do ano (2011) e andei pesquisando bastante sobre o assunto e cheguei à conclusão que o MEI seria a melhor opção para mim, eu me enquadraria em todos os requisitos para o sistema (faturamento bem baixo, individual, sem funcionários, atividades permitidas, etc..), o problema é que andei vendo que o sistema do MEI ainda tem muitos problemas, por exemplo, o nome empresarial junto com o CPF (isso não me agrada e demonstra um ar de amadorismo), eu ouvi dizer que tem problemas pra conseguir a inscrição estadual, e também não poderia transformar em ltda. incluindo outro sócio, pois seria bem mais complicado, talvez até tivesse que encerrar o MEI para fazer tal feito, pois vi em algum lugar que o código de empresário individual é diferente do de MEI, outro problema que vejo é caso queira encerrar o MEI seria também outra burocracia absurda, e vi que poucos contadores conseguiram efetuar o procedimento. No entanto o sistema de tributação do MEI o SIMEI é o que melhor se encaixaria com o meu negocio no inicio, então pensei em fazer o seguinte, quando for falar com o contador, vou sugerir a abertura de uma empresa individual normal (mesmo que eu tenha gastos com o registro e a contabilidade por alguns meses) e depois já no ano seguinte (2012) fazer a opção pelo sistema SIMEI do MEI, passando ao recolhimento de um único valor mensal e sem a necessidade de contabilidade.

Minha duvida maior é essa, seria possível ser um empresário individual com o nome empresarial sem o CPF no caso com um ME no final, e depois fazer o enquadramento no ano seguinte como MEI, mantendo todos os registros já feitos como empresário individual e recolhendo uma única contribuição mensal e sem a necessidade de contabilidade (pelo menos no inicio)?

Outra duvida seria se realmente é mais fácil fazer as alterações necessárias, caso eu queira converter a empresa em ltda., ou incluir/retirar atividades ou encerrá-la sendo empresário individual do que sendo MEI?

Fico no aguardo da sugestão dos senhores (as) para o meu caso, e muito obrigado pela atenção de todos.

Leonardo Mz

Leonardo Mz

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 25 julho 2011 | 16:06

Caro Emerson, todos os problemas que levantou não tem procedencia, realize a abertura de um microempreendedor normalmente, apos realizar este procedimento podera fazer uma alteração no nome empresarial tirando o CPF, vale ressaltar, todo microempreendedor é caracterizado como ME (microempresa) , não havendo necessidade de se enquadrar futuramente, acima o Sr. levanta que o MEI não é igual a um empresário individual em seu código porém é uma afirmação erronea uma vez que o microempreendedor é caracterizado como INDIVIDUAL (213-5), podera a qualquer tempo assim que exceder sua renda migrar para empresario individual no ano seguinte. Muitos levantam a mesma duvida, e já a sano (TODO MICROEMPREENDEDOR é CARACTERIZADO COMO UMA MICROEMPRESA) ou seja, possui as mesmas caracteristicas porém com suas restrições e beneficios é claro.



Espero ter ajudado,
Leonardo Mz.

O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. - Albert Einstein
Amanda de Moura Piva

Amanda de Moura Piva

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 25 julho 2011 | 16:37

Emerson,

Já que pretendes abrir a empresa no fim do ano, o ideal seria abrir o empresário individual, e enquadrar no MEI a partir de 01/01/2012, pois a alteração que iria realizar para tirar o CPF do nome empresarial, irá lhe custar o mesmo da abertura da empresa individual.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.