x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 7

acessos 20.678

Contador remunerado pode ser MEI?

Solange

Solange

Bronze DIVISÃO 5, Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 10 agosto 2011 | 22:31

Boa noite,

Sei que contador/técnico contábil está na lista de profissionais que podem se escrever como empreendedor individual. No entanto, desejo saber se um contador que já trabalha com carteira assinada e presta serviços autônomo em outra empresa, também pode ser um empreendedor individual ao mesmo tempo?
Desde já, obrigada.

Juliana Machado

Juliana Machado

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Sábado | 20 agosto 2011 | 01:26

Boa noite Solange.

Pelo que fui informada, a pessoa pode sim ser registrada e mesmo assim se cadastrar no MEI.

Fique atenta apenas nos seguintes procedimentos:

Ao participar do MEI você tem como débito mensal, o pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) que dependendo da atividade pode ser de R$ 27,25 a R$ 33,25. Neste tributo está incluso o ISS(5,00), ICMS(1,00) e INSS(5% salário mínimo) .

Com isso você terá um CNPJ. Como pessoa jurídica, você pode prestar serviço, com emissão de NF de serviço, para a empresa em que você é autônomo. As Notas Fiscais somente são obrigatórias no caso de prestação de serviço ás pessoas jurídica. Já para pessoas física, a emissão se torna obrigatória somente se for solicitado.

Agora, na empresa em que sua carteira é assinada, você deve apresentar ao RH a sua inscrição no MEI para que eles façam a arrecadação complementar do INSS. Dessa forma você não pagará duas vezes pelo mesmo tributo, que neste caso é desnecessário pois inscrita no MEI, você terá direito a uma aposentadoria de apenas 1 salário mínimo.

Lembrando que, não é permitido prestar seus serviços como MEI, na empresa em que você é registrada.

Espero ter ajudado um pouquinho.

Para outras dúvidas acesse o site: http://empreendedorindividual.sp.sebrae.com.br/Perguntas.aspx

Solange

Solange

Bronze DIVISÃO 5, Não Informado
há 12 anos Domingo | 21 agosto 2011 | 11:20

Bom dia , colegas.
Obrigada pela atenção, Juliana. Estarei acessando o site informado.

Detalhando mais o caso:

O contador tem sua na carteira assinada onde há o desconto de 11% do INSS.
Assim que ele começou a trabalhar em outra empresa como autônomo, apresentou o contra-cheque da empresa anterior , e o RH dessa onde presta serviços autônomos passou a recolher o complemento do INSS.

1) Caso ele também queira ser MEI para atender a mais PJ. Ele não poderá deixar de recolher o INSS visto que já recolhe nas empresas anteriores ?


2) Em relação a aposentadoria de apenas um salário mínimo para MEI ?
Vocês não acham , que a melhor opção para ele seria de atender as demais PJ como Autônomo também e não obter um CNPJ ?


Obrigada à todos.

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Quarta-Feira | 31 agosto 2011 | 10:52

Bom dia Miria,


Atendidas as demais exigências para enquadramento como MEI, pode sim.


O fato de ser empregado, não impossibilita de possuir um comércio regido pela sistematica do MEI.

Sobre MEI pode ver todas as informações no link a seguir:

http://www.portaldoempreendedor.gov.br/modulos/inicio/index.htm

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
Lucas da Rocha Antunes

Lucas da Rocha Antunes

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 25 abril 2012 | 01:12

Prezados, Boa Noite

Em relação a informação ao RH da empresa caso eu seja contratado e posteriormente venha a me registrar como MEI. Esta comunicação deve ser feita independentemente de atingido o teto do INSS que hoje é de R$ 430,09. Pois entendo que você estará pagando duas aposentadorias mesmo não atingindo o teto previdenciário, estou correto??

Estou com um cliente nestas condições e ao meu ver este passo é o correto. Aguardo confirmação dos Colegas Contadores.

LUCAS ANTUNES - CONTADOR
LRA ASSESSORIA CONTÁBIL - O Seu Negócio Começa Aqui
(21) 3173-2758 / 99256-5728/97966-2057
[email protected]
https://www.LRACONTABIL.COM.BR

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.