x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 22.912

Troca de proprietario da empresa

Estella Gomes Vieira

Estella Gomes Vieira

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 11 agosto 2011 | 04:22

Meu pai registrou a empresa dele no simples nacional no nome de meu irmão a fim de dar a empresa a ele, mas ele não a assumiu, e agora meu pai quer passar a empresa pra o nome dele mesmo. O que é preciso? É necessário demitir todos os funcionários? Pagar fgts? E como fica a readmissão? Porque temos uma funcionária grávida de 2 meses. Detalhe que a carteira do meu pai (que será o dono da empresa oficialmente) é assinada como empregado da empresa também. Isso dificulta alguma coisa? Obrigada pela atenção, agradeço as respostas!

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 11 agosto 2011 | 11:03

Bom dia Estella Gomes Vieira!


Em primeiro lugar gostaria de lhe dar as Boas Vindas em nome de todos aqui do Fórum.
É um prazer tê-la aqui e espero que goste do nosso Fórum, aprenda muito e nos ajude ainda mais.

Em relação à sua dúvida, informo-lhe que, a não ser em relação ao registro do seu pai na empresa, não há a necessidade de fazer a demissão de todos os empregados neste caso.

Basta "transferir a empresa" para o seu pai.
Para isto, você deverá transformar esta empresa em uma Sociedade Limitada, admitindo o seu pai como sócio e, posteriormente, transformá-la novamente em Empresário, retirando o seu irmão da sociedade.
Já temos no Fórum Contábeis várias postagens com informações sobre este processo, como por exemplo, esta postagem.

Desta forma, promova uma pesquisa em nosso Banco de Dados que você encontrará muitas informações úteis.

Obs.: Lembre-se de sempre postar na sala correta, conforme determinações das Regras do Fórum.


Persistindo as dúvidas, volte a postar.


No mais, desejo-lhe um ótimo dia!

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Estella Gomes Vieira

Estella Gomes Vieira

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 12 anos Sábado | 13 agosto 2011 | 19:49

Muitissimo obrigada Wilson.
Ainda estou com dúvidas...
Realmente eu não sei o que o contador vai fazer, mas pelas conversas que eu escutei (meu pai não quer me contar) vai demitir todos pagar o fgts e depois recontratar! Não faço idéia se ele vai fechar a empresa e abrir outra.... mas os funcionarios comentam que vão receber o fgts!

Só que temos uma funcionaria grávida de 2 meses, então complica né!

Gostaria de saber se é possivel fechar a empresa e reabri-la com outro dono (no caso, meu pai), mas com o mesmo nome e cnpj.

Por que o contador disse a meu pai que seria caro fazer essa transferência de "simples" para "LTDA" e depois de "ltda" para "simples" novamente.

O que vocês acham mais viável?
E o que seria mais correto?
E por quento sairia mais ou menos essa transferência simples-ltda-simples.

Agradeço muito a atenção de vcs, e desde já, agradeço novamente a resposta!

marcelo oliveira mendes

Marcelo Oliveira Mendes

Ouro DIVISÃO 2, Relações Públicas
há 12 anos Sábado | 13 agosto 2011 | 20:54

Estella Gomes Vieira

o coléga wilson fernando, passou a informação com preciosidade para você, caso o seu pai queira fazer do jeito dele simplesmente só vai têr despesas desnecessárias., na qualidade de filha você está muito correta. muito legal sua atitude.

marcelo

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Domingo | 14 agosto 2011 | 22:37

Estella Gomes Vieira,

Realmente se for fazer o processo de transformação de Empresário em Ltda e depois de Ltda em Empresário fica mais caro com relação às taxas.
Isto porque será cobrado as taxas de dois processos para cada um dos eventos.

Porém, como você mesma disse, existe empregada grávida que possui estabilidade e, caso venha a demití-la, deverá indenizá-la e, isto fica muito mais caro do que pagar as taxas para os processos de transformação.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.