x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 5.395

Cnae - Regime de tributação

Fernando Alves Ferreira

Fernando Alves Ferreira

Bronze DIVISÃO 4, Estagiário(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 9 setembro 2011 | 10:13

Bom dia caros amigos.

Estou com uma dúvida, estou abrindo uma empresa com um tal CNAE, gostaria de saber como eu faço para saber qual regime de tributação eu uso? ou idependente da atividade da empresa o que conta é só os valores que podem ser atingidos ? por exemplo pequeno (simples) médio (presumido) e grande porte (real)


Agradeço desde ja.
Fernando.

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Sábado | 10 setembro 2011 | 09:36

Fernando, bom dia.

O regime de tributação será livremente escolhido pelo contribuinte, diante estudo sobre qual o mais vantajoso.

Nem todas as empresas poderão optar pelo simples nacional, pois dependerão de uma série de contingências, como faturamento, atividades vedadas, participações societárias, etc. Sobre o SN, leia a LC 123/2006.

As restrições para que a empresa opte pelo lucro presumido são mínimas, sendo esta, depois do simples nacional, a que mais absorve contribuintes.

Já pelo lucro real, é uma imensa minoria, sendo as grandes empresas com alto faturamento, os bancos, etc.

Dessa forma, O CNAE a que se refere será preponderante para saber se a empresa poderá optar pelo SN ou não.

Sobre a forma de tributação, será escolhida mediante planejamento preliminar.


Att
Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.