x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 658

Endereço da empesa

Peterson Mortari

Peterson Mortari

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 16 setembro 2011 | 10:12

Bom dia,

Tenho uma empresa de transporte de cargas com apenas um funcionário (proprietário) que necessita da abertura da mesma para emitir conhecimentos de transporte onde ele carrega. Minha duvida é, posso abrir a empresa com o endereço de sua residência, tendo em vista que ele só usará para emitir conhecimentos na máquina de escrever.

Sds,

Peterson Mortari
Contador

Carlos Alberto Souza Moreira
Articulista

Carlos Alberto Souza Moreira

Articulista , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 16 setembro 2011 | 13:46

Peterson

A Junta Comercial e a Receita Federal nada se opõem a esse respeito, mas a Secretaria da Fazenda Estadual de alguns Estados não liberam a inscrição estadual para um estabelecimento cujo endereço coincida com o residencial. Exceto se o estabelecimento comercial possuir uma saída independente da residência, não havendo nenhuma ligação entre ambos.

Lembramos que em relação à liberação do alvará de funcionamento, cabe a cada município legislar sobre esse assunto, logo, é relevante consultar o seu município antes de decidir pelo endereço residencial para a abertura ou transferência de sua empresa.

Atenciosamente

Peterson Mortari

Peterson Mortari

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 16 setembro 2011 | 14:16

Então Carlos Alberto, aqui em Curitiba eu já abri empresas prestadoras de serviço e nunca tive problemas com relação ao alvará, mas nenhuma das empresas eram transportadoras. Acho que vou ter que ligar na SEFAZ PR e na PMC para maiores esclarecimentos.

Obrigado,

Peterson Mortari

Carlos Alberto Souza Moreira
Articulista

Carlos Alberto Souza Moreira

Articulista , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 16 setembro 2011 | 14:31

Peterson

Seria muito interessante ligar e questionar, pois assim teria uma resposta correta e diretamento dos orgãos resposáveis.

Caso você consiga ligar, poste aqui o resultado, pois poderá ajudar outras pessoas.

Atenciosamente

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.