x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 9

acessos 6.661

Baixa em MEI - Belo Horizonte - Minas Gerais

EDUARDO REIS ALVIM

Eduardo Reis Alvim

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 24 outubro 2011 | 13:37

Bom dia.
Solicito ajuda urgente.
No ano de 2010 me cadastrei no programa MEI (Micro Empreendedor Individual).
Após 1 ano de atividade, como não cheguei a trabalhar nem utilizar o MEI para nada, resolvi efetuar o cancelamento.
Fiz a Declaração Anual em 2010 normalmente, todas as DAS foram pagas. Em 2011, em janeiro, fiz a solicitação de extinção na Junta Comercial de Minas Gerais (JUCEMG). Já foi deferido. A data do selo da JUCEMG é 27/01/2011.
Hoje efetuei o pagamento da DAS de janeiro/2011 que ainda não havia pago.
Ocorre que, segundo o site do SEBRAE, ao fazer minha extinção na JUCEMG, pelo Cadastro Sincronizado a baixa seria automática nos demais órgãos (Receita Federal e Estadual), restando somente a baixa na Prefeitura de Belo Horizonte. Mas descobri que a baixa na Receita Federal não ocorreu e depois de várias ligações e pesquisas, parece que o procedimento para extinguir o CNPJ e o cadastro do MEI passa por procedimentos na Receita Federal.
Gostaria de saber se alguém pode me ajudar a cancelar de vez o MEI e o CNPJ, mesmo que seja alguém que entenda do assunto e trabalhe com isso em Belo Horizonte, para que eu possa contratar os serviços dessa pessoa, a fim de resolver de vez meu problema.
Aguardo.

Obrigado,

Eduardo Alvim.

EDUARDO REIS ALVIM

Eduardo Reis Alvim

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 31 outubro 2011 | 18:38

Pessoal, entro em contato novamnte porque realmente os escritórios que contactei, inclusive os que estão no site do Microempreendedor Individual tem dúvidas quanto aso procedimentos corretos.

Assim, busquei informações e tentei fazer o processo sozinho.

Como já falei, o processo na Junta Comercial de Minas Gerais foi deferido em 27/01/2011.

Na sequência, fui ao site

http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaJuridica/ColetaWeb.htm

E preenchi meus dados lá.

Mas tive Dúvidas quanto a algumas opções, como data do pedido e representante, que eu coloquei eu mesmo com meus dados de pessoa Física.

Tudo é meio complicado, e infelizmente, não obtive informações mais tranquilas quanto ao procedimento. Fico na dúvida também se tenho que levar a cópia do Recibo de envio deste documento para a Junta.

Alguém poderia, por favor, me ajudar?

A data que coloquei foi a de hoje, mas fico na dúvida se teria que ter colocado a data de baixa na Junta.

Aguardo.

Obrigado.

EDUARDO REIS ALVIM

Eduardo Reis Alvim

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 31 outubro 2011 | 21:39

Informo que consegui falar com um contabilista e ele me informou que eu havia colocado a data errada, que eu teria que colocar no preenchimento do PGD online, a data do selo da Junta Comercial. Enfim, ele me sugeriu solicitar o cancelamento da solicitação anterior e fazer uma nova, com a data de deferimento do cancelamento na Junta, constante no selo do documento de deferimento.
Assim, procedi dessa forma, entre no site da Receita, solicitei o cancelamento da solicitação anterior e realizei uma nova, onde coloquei como data do pedido a data do deferimento na Junta Comercial.
Será que agora fiz certo?
Aguardarei e acompanharei o pedido para ver se tudo dará certo.

Se alguém puder me dizer se fiz certo agradeço.

Eduardo.

EDUARDO REIS ALVIM

Eduardo Reis Alvim

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 1 novembro 2011 | 15:04

Olá Kleber. Agradeço imensamente a ajuda!

Pois bem, essa declaração de extinção eu ainda não fiz.

O problema é que no site do SEBRAE que era o único lugar que possuía algum tipo de informação sobre como cancelar o MEI, anteriormente, apenas constava que era necessário apenas ir à Junta Comercial e fazer o cancelamento no órgão, e o resto seria feito automaticamente pelo Cadastro Sincronizado. Fiz o cancelamento e esqueci o problema.

Mas ocorre que após um tempo percebi que minha situação continuava ativa, e isso que me fez despertar para o fato de quealgo estava errado. Fui novamente à Junta que me falou que o processo de extinção dependia de outros fatores. Perguntei porque eles não me informaram isso e a resposta foi igual de criança, "o senhor não perguntou"!

Enviei mensagem ao SEBRAE reclamando da informação errônea no site deles e após isso eles mudaram o site. Se verificar lá agora, diz que temos que preencher o DBE e levar à Junta, juntamente com os outros documentos.

Se você verificar no site do SEBRAE MG, endereço eletrônico:

sebraemgcomvoce.wordpress.com

você verificará que eles colocaram essa questão do DBE agora, isso não havia lá ainda.

O DBE também, para MG, parece que é preenchido, como fiz, mas não tenho cópia de nada, eles enviam a solicitação e temos que aguardar alguma análise deles e só depois parece que o DBE fica disponível para impressão.

Tudo é muito complexo! Realmente entendo as pessoas que contactei, os escritórios de contabilidade dizerem que não estão familiarizados, isso pra mim é porque já perceberam que a coisa é muito mais complicada do que tomar caminhos certos, fixos e definitivos.

Na realidade, é a maior bagunça isso! E nós, mortais que não temos conhecimento do assunto e nem conseguimos informações detalhadas e precisas, ficamos perdidos no meio de tantas informações diferentes.

Não fiz essa declaração que você me falou até mesmo porque você é o primeiro que me diz que isso é necessário. Essa regra será a mesma para todos os estados, para todas as cidades?

Eu não sei o que fazer. Cheguei a procurar sobre essa declaração e vi que no caso, eu deveria ter feito isso quando o programa tornou possível incluir dados de 2011, porque parece que demoraram a liberar acesso de inclusão de dados de 2011 (15 de abril). Pois bem, e agora? Quer ver o que vai acontecer quando o pessoal do Cadastro Sincronizado entrar em contato com a Junta Comercial de Minas Gerais e eles falarem que meu cadastro lá está cancelado desde o começo do ano e que cancelaram lá sem me cobrar DBE nem nada. Vai virar uma bagunça danada!

Bom, acho que vou esperar um pouco e ver se consigo agendar um horário na Receita Federal para que eles me tirem essas dúvidas, se é que alguém lá saberá me ajudar nessa questão.

Como te disse, é difícil por aqui achar alguém que saiba o qu fazer.

Mas agradeço muito a ajuda. Vou aguardar o retorno desse DBE paraq ue eu veja o que eles dirão, daí posto aqui. De repente você poderá me ajudar melhor tendo ciência do que está acontecendo por completo.

Abraços amigo!

Eduardo Alvim.

KLEBER DA SILVA DE OLIVEIRA

Kleber da Silva de Oliveira

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar
há 12 anos Quinta-Feira | 3 novembro 2011 | 09:25

encerramento passo a passo:

primeiro: você faz o cancelamento de empresario na junta comercial, apos o deferimento vai ter uma data e você tera 30 dias corridos para entregar a declaração de imposto de renda juridica de extinção onde a receita federal vai saber que a partir daquela data a empresa está extinta sem mais nenhuma obrigação. se você não transmitiu ainda, pagará uma multa por atraso de r$100,00 no codigo 5338.

segundo: no pgd você colocará a data que saiu no requerimento de empresario, transmite e aguarda o dbe, como você já o fez, imprime assine e reconheça firma, junto deste documento tem que ir uma copia autenticada do requerimento de empresario e da declaração de extinção.

terceiro: como cada prefeitura varia é melhor você ir até ela e perguntar quais os documentos que tera que apresentar.

aguardo noticias

joão marques soares

João Marques Soares

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 3 novembro 2011 | 22:06

boa noite a todos.

eu consegui fazer o cancelamento do mei perante a junta comercial depois disso baixei o programa da receita federal para preencher o dbe e solicitar da baixa do mesmo, ao preencher o dbe percebi que tem baixa tanto na receita quanto no estado, optei por essa alternativa, ao verificar se foi deferido ou inderido, saiu com a respota indeferido, pois o usuario não possui certificado digital nem a senha do posto fiscal do estado... ai vai me pergunta o mei tem que possuir certificado digital para fazer o encerramento da empresa.

EDUARDO REIS ALVIM

Eduardo Reis Alvim

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 4 novembro 2011 | 02:40

Olá Kleber.

Novamente obrigado.

Bem, amanhã consegui um horário em que vou falar com uma funcionária da Receita, mas creio que tenho que fazer o que você sugeriu mesmo.

Após falar com ela virei aqui e informarei o que ela disse.

Creio que terei que me conformar em pagar a multa pois realmente não fiz essa declaração.

Bem, é bom eu ir colocando aqui até porque ajuda muita gente.

Abraços e obrigado pela ajuda e atenção!

Eduardo Alvim.

KLEBER DA SILVA DE OLIVEIRA

Kleber da Silva de Oliveira

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar
há 12 anos Sexta-Feira | 4 novembro 2011 | 08:21

CARO JOÃO MARQUES

PARA PREENCHER, VOCÊ PRECISARÁ DA SENHA DO POSTO FISCAL, (NÃO PRECISA DE CERTIFICADO) APENAS A SENHA, VAI O MODELO DO PEDIDO DE SENHA.


REQUERIMENTO DE SENHA ON-LINE



Ao Posto Fiscal
PFC - 10/ (COLOCAR O POSTO FISCAL AO QUAL SE DESTINA)


A Empresa ---------------------------------------, estabelecida à -----------------------------, no município de -----------------------, IE ----------------------------, CNPJ: --------------------------- por seu responsável abaixo assinado Sr(a). -------------------------------, RG nº ------------------------------, CPF nº -------------------------------------, vem mui respeitosamente, através deste, requerer a emissão de senha on-line para acesso e operação do PFE.

Para tanto, autoriza o Sr. ------------------------------------------, portador do CPF/MF nº -----------------------------------, a retirar a referida senha emitida por esse Posto Fiscal.

Temos plena ciência e estamos de acordo que a senha será emitida e entregue desprotegida de sigilo, portanto o funcionário da Secretaria da Fazenda poderá ter conhecimento da mesma.



Nestes termos, pede deferimento


São Paulo, 19 de Maio de 2011. ____________________________
Assinatura


RECIBO

Recebi em ___/___/___ a senha objeto do requerimento acima


_________________________________
Assinatura
OBS.: RECONHECER FIRMA OU TRAZER CONTRATO SOCIAL OU DOCUMENTO DE FÉ PÚBLICA PARA COMPROVAÇÃO DA ASSINATURA DO RESPONSÁVEL.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.