x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 21.125

alteração contratual com consolidação

FRANCEILA THOMAZINI VANINI

Franceila Thomazini Vanini

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 27 outubro 2011 | 13:59

Boa tarde!

Estou fazendo alteração contratual onde preciso abrir filial. Na consolidação tenho algumas dúvidas:

*empresa já possui 01 filial, então tenho que destacar a filial que já existe e a que estou abrindo? Se sim, nesse caso coloquei que a filial está girando com mesmo ramo e Capital Social da matriz, na consolidação tenho que destacar de novo? Se sim é tanto para filial que existe e dessa que estou abrindo?

*e na clausula duração eu sempre coloco o prazo de duração da sociedade será por tempo indeterminado, com início de atividade em 00/00/2011 (essa data é abertura da empresa), mas como estou abrindo filial nessa clausula qual procedimento? eu coloco data da abertura da matriz? ou coloco prazo de duração da sociedade será por tempo indeterminado, com início de atividade a partir dessa data?

Aguardo retorno

Att.;

Franceila

Jacyara Alves da Silva

Jacyara Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 12 anos Sábado | 29 outubro 2011 | 16:09

Franceila,

Pelo que entendi, vc quer fazer uma alteração contratual, seguida de consolidação;
Nessa alteração, a intenção é abrir mais uma Filial (seria a 2ª) da sociedade.

Começe informando no título do instrumento: 2ª (hipoteticamente) Alteração Contratual da sociedade "Empresa Exemplo Ltda - ME e consolidação do Contrato Social"

Preâmbulo, cláusula de abertura da Filial p/a qual vc destaca - ou não - parte do capital da matriz, e a introdução:

À vista da modificação ora ajustada, consolida-se o Contrato Social c/a seguinte redação:

E lá vem o preâmbulo, de novo, seguido de TODAS as cláusulas do CSocial.
Na 1ª cláusula da Consolidação, fale do nome empresarial, endereço da sede, nome de fantasia - se houver - e, num §, cite AS filiais:
"§ único - A sociedade mantem estabelecimentos filiais nos seguintes endereços:
Filial 01 - sita à Rua.......,
Filial 01 - sita à Rua .......
Cada Filial funciona c/um capital destacado da matriz no valor de R$ ... (caso tenha estabelecido na cláusula 1ª da Alteração)

As outras cláusulas, são as que normalmente constam num Contrato Social.
Não se preocupe em estabelecer data de início de atividades p/aFilial ora criada; será a do arquivamento da alteração na JComercial.

É mais ou menos assim.

Recomendações.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Sexta-Feira | 25 maio 2012 | 13:53

Estou fazendo uma alteração e consolidação alterando os socios e endereço, no preambulo na parte da consolidação coloco já o novo endereço e repito os dados do registro na juceb?

Jacyara Alves da Silva

Jacyara Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 25 maio 2012 | 16:47

Mari,

No preâmbulo da consolidação vc já informa o que foi alterado, ou seja, mudaram os sócios, já deve informar os novos; mudou o endereço comercial, já faz constar o novo endereço; mudou o nome empresarial, já informa o novo; só não muda, o NIRE, CNPJ, e eventuais datas que queira informar - como a de registro da sociedade na JComercial.

Quando a Alteração Contratual é seguida de Consolidação - no mesmo instrumento - esta absorve (informa) em seu teor tudo o que já foi alterado - a nova situação.

Recomendações

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.