x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 788

Trabalhar como autônimo x Serviço público

ROMINA APARECIDA DA CRUZ SILVA

Romina Aparecida da Cruz Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 31 outubro 2011 | 16:18


Tenho duas dúvidas: Sou recém formada e trabalho em uma escola da rede estadual como assistente financeiro, durante á noite. A CF/88 proibe um funcionário ter 02 cargos públicos ; no entanto tenho recebido convites para fazer a contabilidade de prefeituras e Câmaras de vereadores. Gostaria de saber se eu posso trabalhar como autonomo em casa ou como empresa individual e pegar a escrituração dessas instituições públicas, sem desobedecer os artigos da constituição federal?

GOstaria tbem de saber como devo proceder, quais documentos preciso e quais órgãos devo procurar para emitir esses documentos para que eu possa começar a exercer a profissão contábil ?

Abraços, a toda a galera do fórum.

Espero que possam me ajudar!

Adilson Rodrigues

Adilson Rodrigues

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 19 janeiro 2012 | 17:03

Olá!

Cada caso é diferente e deve ser analisado com cautela. Qual é a forma de contratação que você tem com esta escola? Você é ser funcionária pública (regime Estatutário? CLT? ), seria interessante verificar o que o Estatuto/Normas Regimentais dizem a respeito, quais regras e as exceções.

Se for permitido a execução do serviço que se pretende, você deverá fazer o registro como Empresaria Individual na Junta Comercial.

Deve também, estar com sua situação regular perante o Conselho Regional de Contabilidade para evitar futuras fiscalizações.

Adilson Rodrigues
Contabilista Freelancer Paralegal
São Paulo - SP
ROMINA APARECIDA DA CRUZ SILVA

Romina Aparecida da Cruz Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 20 janeiro 2012 | 10:32