x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 875

Duvida - Empresa Familiar (Socio Investidor)

Joao Pereira

Joao Pereira

Iniciante DIVISÃO 2, Estagiário(a)
há 12 anos Terça-Feira | 1 novembro 2011 | 14:52

Boa tarde,

Eu estou com a seguinte duvida, meu pai quer reabrir uma sociedade LTDA que esta inativa e com alguns debitos de credores. O seu ex-socio acabou deixando o negocio e todas as dividas na empresa, ficando apenas meu pai como sócio e responsavel pelos débitos. Pelo fato de estar sozinho em uma empresa LTDA ele pediu para que eu entrasse na empresa como socio para regularizar a mesma. Ao conversamos com o contador foi sugerido que que eu entrasse como "SOCIO INVESTIDOR" com direito a pelo menos 5% da empresa, pois desta forma eu não me envolveria com as dividas que a empresa atualmente possuí. Esta informação procede? Pois procurei em varios sites e não achei nenhum que dizia que é possivel uma empresa LTDA ter um sócio que não responderá pelas dívidas da empresa.

Sendo assim teria alguma outra maneira que eu de fato não participe das dívidas passadas, e nem no caso de futuras ? É possivel futuramente sair de uma sociedade endividada e passar os debitos ao socio remanescente no caso meu pai, sem indicar nenhum outro sócio a vaga?

Agradeço a todos pela atenção,

Um abraço.

João P.

marcelo oliveira mendes

Marcelo Oliveira Mendes

Ouro DIVISÃO 2, Relações Públicas
há 12 anos Quarta-Feira | 2 novembro 2011 | 11:28

Joao Pereira

Pelo fato de seu pai ser o sócio responsável perante a receita federal de fato ele é o responsável pelas divídas da empresa perante o fisco, faça o possível para conseguir um parcelamento dos débitos da empresa perante os orgãos onde exista débitos da empresa.

Marcelo

Joao Pereira

Joao Pereira

Iniciante DIVISÃO 2, Estagiário(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 2 novembro 2011 | 12:35

Prezado Marcelo,

Mais eu entrando normalmente em 5% nas cotas eu estaria assumindo as dividas ativa da empresa certo? O que eu queria era saber se é possivel eu entrar na sociedade sem me relacionar com dividas ativas e nem futuras, pois não irei participar ativamente na empresa, a inteção é apenas regularizar a mesma com 02 sócios.

Obs: as dividas ja estao sendo negociadas e serão quitadas, porem como não irei participar ativamente não queria me comprometer.

Um abraço,

João P.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.